São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TR muda dia 30, diz Mauch

MÔNICA IZAGUIRRE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de Normas do Banco Central, Claúdio Ness Mauch, anunciou ontem à noite que a TR (Taxa Referencial) já será calculada com base na média dos juros pagos diariamente no CDI (mercado interbancário) a partir do próximo dia 30.
No caso da caderneta de poupança, o que valerá não será a TR do dia 30, e sim a do dia 1º. Por causa do mês de fevereiro não existem contas de poupança com aniversário nos dias 29, 30 ou 31 de cada mês. Sempre que alguém abre conta nesses dias, o aniversário é transferido para o dia 1º.
A utilização do chamado CDI over (de um dia) será determinada por resolução do Conselho Monetário Nacional, a ser divulgada hoje ou amanhã, informou Mauch.
Inicialmente, a mudança do prazo mínimo do CDB prefixado valeria a partir de hoje. Só à noite é que o BC voltou atrás e decidiu que a circular valeria a partir de segunda-feira.
Oficialmente, a explicação foi a reclamação dos bancos em relação à falta de tempo para avisar todas as suas agências de que estavam proibidas de emitir CDB prefixado de 30 dias a partir de hoje.
Não fosse esse recuo, haveria problemas para calcular a TR de hoje. Como a resolução que muda o cálculo não estava pronta, ela teria de seguir os CDBs prefixados que, ao mesmo tempo, estariam deixando de existir.

Texto Anterior: Quotas preocupam exportadores de frango
Próximo Texto: Pré-datado em cruzeiro valerá por até 30 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.