São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noruega é seleção `surpresa' na Copa

Equipe possui defesa compacta

JOHAN CRUYFF
ESPECIAL PARA A FOLHA

A classificação da Noruega foi uma grande surpresa. Jamais a equipe norueguesa havia conseguido algo tão grande. De fato, jamais a Noruega havia feito alguma coisa no cenário futebolístico europeu.
Agora, grandes seleções, como a Holanda –que se classificou atrás dos noruegueses– ou a Inglaterra –eliminada– podem falar, com conhecimento de causa, da surpreendente Noruega.
A Noruega é, acima de tudo, uma equipe compacta, sem grandes destaques, mas também sem buracos. Seu treinador, o norueguês Egil Olssen, fez com que, graças ao trabalho desenvolvido por seus jogadores no estrangeiro, sua seleção deixe de ser uma perita em enfeitar as jogadas e passe a ser competitiva.
Egil Olssen arma sua equipe de uma maneira que a mim, particularmente, não agrada.
Baseia sua eficiência numa defesa muito concentrada e um meio-campo trabalhador. Em contrapartida, joga com apenas um centroavante.
Seu goleiro, Torsten Thorsvedt é um homem vital. Sua experiência no Tottenham Hotspurs (Inglaterra) tem sido importante para dar confiança à equipe.
Ele, junto com o líbero Rune Bratseth (do Werder Bremen, Alemanha) são os líderes do grupo, dentro e fora de campo.
O resto da equipe se baseia no esforço e na capacidade de trabalho dos "ingleses" do time: os zagueiros Halle e Pedderssen (do Oldham) e Bjornebye (Liverpool), os meias Flo (Sheffield United) e Bohinen (Liverpool) e o atacante Fjortoff (Swindon), talvez seu homem mais conhecido.
O único que joga em casa é o meia Mykland, apelidado como "o mosquito" por sua baixa estatura.
O rendimento da Noruega no Mundial é absolutamente imprevisível. Seu grupo não é dos mais fortes, mas de equipes muito compactas no modo de jogar, incômodas, enfim. A Noruega terá de lutar contra Itália, Eire e México.

O holandês Johan Cruyff, técnico do Barcelona, tetracampeão espanhol, escreve às terças, quintas e domingos

Texto Anterior: Justiça revoga liminar contra comercial
Próximo Texto: NORUEGA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.