São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta de Emerson é a base de vegetais

Piloto tem plano de preparo físico

NANCI HELLMICH
DO "USA TODAY"

O piloto brasileiro Emerson Fittipaldi estará alimentado com apenas uma salada quando entrar em seu carro para correr as 500 Milhas de Indianápolis, no domingo.
O prato faz parte da dieta que o piloto segue há sete anos. Mais que uma prática alimentar, Emerson se orienta por uma espécie de filosofia para manter-se em forma.
A rotina do brasileiro inclui ginástica, um cardápio quase vegetariano e a prática de meditação para conservar seus 75 kg distribuídos por sua altura de 1,75 m.
Fittipaldi, 47, garante que tem hoje um preparo físico muito melhor do que há 20 anos atrás.
"Tenho mais energia disposição. Perdi muita gordura de meu corpo. E, mentalmente, percebo que estou mais concentrado", disse o piloto da Fórmula Indy.
Todos os dias, o vencedor das 500 Milhas de 1993 corre cerca de doze quilômetros e faz exercícios com pesos para reforçar a musculatura.
Na alimentação, retira apenas 15% das calorias que consome de comidas gordurosas.
A dieta do piloto é baseada em grãos, como arroz e cereais, frutas, algumas verduras e raízes (brócolis e cenouras, por exemplo) e pouquíssima carne.
"Nunca serei um vegetariano, mas tenho diminuído cada vez mais a quantidade de carne que consumo, inclusive peixes, frango e peru", comentou.
Durante as 500 Milhas, Emerson tomará, por um canudo, uma bebida feita com ervas chinesas, laranja e limão concentrados e sal marinho.
Quem orienta seus hábitos alimentares é Gary Smith, um especialista em dietas e também em medicina oriental.
Smith orienta mais três pilotos da F-Indy: Eddie Cheever, Dominic Dobson e o brasileiro Raul Boesel, que larga ao lado de Fittipaldi, na primeira fila, na prova de domingo.
Os dois brasileiros ainda compartilham do mesmo preparador físico, John DiFede.
"Se você não estiver fisicamente e mentalmente em forma, você começa a se sentir cansado, perde a coordenação e os reflexos", explicou ele. "E, numa corrida, não se pode errar", concluiu.

Texto Anterior: Barcelona testa mudanças hoje
Próximo Texto: Último treino acontece hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.