São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Omissão dos EUA gera protesto

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Comitê Nacional de Mulheres pela Democracia no Irã está protestando junto ao governo dos EUA pela falta de reação de Washington à pena de 80 chibatadas imposta a uma cidadã americana naquele país.
Mary Jones, 35, natural do Texas, foi condenada por prostituição em Teerã, capital do Irã, onde vive. A pena, imposta por um líder religioso, foi de 80 chibatadas de chicote de couro nas costas e nas nádegas.
A entidade feminista estranha que o governo Clinton não tenha se manifestado sobre o caso, que ocorreu na mesma época em que o rapaz Michael Fay recebeu chibatadas de vara de bambu nas nádegas em Cingapura.
O governo dos EUA apresentou protesto formal ao de Cingapura pela pena aplicada contra Fay e o presidente Clinton expressou diversas vezes sua insatisfação pessoal com o incidente.
No caso de Jones, no entanto, não houve qualquer manifestação nem de Clinton nem do governo. As feministas acham que isso se deve a sexismo.
No abaixo-assinado que circulam pelas ruas de Washington, elas afirmam que Jones não teve direito a um advogado no julgamento sumário a que foi submetida em Teerã.
(CELS)

Texto Anterior: Acordo dá pena menor a deputado que apóia Clinton
Próximo Texto: Tremor de 4,5 graus é sentido em Los Angeles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.