São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento começa dia 1º de junho

<FT:"MS SANS SERIF",SN>PAULO DEREGOSKI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A 4ª Festa Nacional do Pinhão, que acontece na cidade de Lages, no planalto catarinense, no período de 1º a 12 de junho, tem o objetivo de resgatar a cultura da região e promover intercâmbio cultural com o restante do Estado e do país.
Lages está situada entre vários campos, compondo uma bela paisagem. As florestas de araucária ocupam áreas não contínuas e, apesar de terem sido parcialmente dizimadas, ainda caracterizam o perfil do município.
E foi por causa da semente destas árvores, o pinhão, que nasceu a idéia da Festa Nacional do Pinhão.
A gralha azul, característica da região serrana, é uma das responsáveis pelo replantio do pinheiro. Quando há fartura de pinhão ela enterra alguns para comer depois e, mais tarde, esquece o lugar. Aí, cresce uma nova árvore.
Durante os 12 dias de festa, que acontecerá no Parque de Exposições Conta Dinheiro, a animação fica por conta dos grupos de dança de chula, das gineteadas (espécie de rodeio), dos mais de 50 shows de música e dos bailes.
Entre as atrações mais ecléticas estão a transmissão, no dia 2 de junho, do Programa da Rede Globo "Você Decide"; no dia 4, o "Jornal do Almoço" da RBS TV (retransmissora local da Globo), e, no dia 11, show com a dupla sertaneja Zezé DiCamargo e Luciano.
A gastronomia também é um ponto forte da festa, com 120 boxes de venda de comidas típicas e à base de pinhão.
Na culinária típica, o churrasco, o arroz carreteiro, o feijão tropeiro e a quirera com carne de porco são destaques.
Especial também é o churrasco com carne de ovelha. A sobremesa é composta por uma série de doces caseiros, dentre eles o doce de leite, a ambrosia, o doce de gila, arroz doce, doce de abóbora etc.
Durante a festa acontece o Concurso Gastronômico, quando as pessoas apresentam novos pratos à base de pinhão. No ano passado, mais de 30 pessoas se inscreveram no concurso.
Há ainda vários outros concursos promovidos pela organização: de chula, maior pinha, gineteadas e trovas.
Serão realizadas também as provas com Cavalo Árabe, Crioulo das Américas, Equinolatina e Hipismo Rural.
A parte esportiva terá o seu ponto alto em três competições: a 4ª Rústica do Pinhão, o 3º Jeep Raid Cidade de Lages e a prova de montain bike Trilha do Pinhão.
No ano passado, mais de 300 mil pessoas participaram da festa, e consumiram cerca de 60 toneladas de pinhão.
(Paulo Deregoski)

Texto Anterior: Guia britânico traz informações detalhadas
Próximo Texto: Lecce é uma grande viagem ao barroco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.