São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMS recomenda até dois anos

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Até os quatro meses a criança deve tomar exclusivamente leite materno, nem água nem chá, diz a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Depois disso, a organização recomenda que, até dois anos de idade ou mais, o bebê seja alimentado com o leite da mãe e com o que a família come.
No Brasil, o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses e não estipula idade para o desmame.
Em vez disso, sugere que o leite materno vá sendo gradualmente substituído pelos alimentos da família (como sucos, frutas, papas etc.).
Segundo Marina Rea, do Instituto de Saúde da Coordenadoria de Institutos de Pesquisa do Estado, estudos mostram que se deve evitar a mamadeira.
"O bico da mamadeira compete com o bico do seio da mãe", diz a pesquisadora.
Além disso, o bebê, saciado pela mamadeira, deixa de buscar o seio materno e de incentivar a produção de leite. Isso pode levar ao desmame precoce.
No lugar da mamadeira é recomendado o uso de colher e copo.
No caso de doenças que possam ser transmitidas da mãe para o bebê (ou vice-versa), a amamentação deve ser interrompida temporariamente.
Durante a interrupção, o leite deve ser retirado para manter a produção e possibilitar a retomada da amamentação.

Texto Anterior: Amamentação prolongada reduz mortalidade e diarréia, diz estudo
Próximo Texto: Mancha de óleo atinge mais duas praias de Ilhabela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.