São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Policiais são treinados para receber Brasil

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS A LOS GATOS

\<FT:"MS Sans Serif",SN\>Jogadores brasileiros se divertem durante a entrevista coletiva, no aeroporto de San Jose
Crédito Foto: France Press
Observações: COPA 94; COM SUB-RETRANCAS
Selo: COPA 94
Policiais são treinados para receber Brasil
Enquanto a seleção embarcava para os EUA anteontem, um grupo de 50 policiais e funcionários do aeroporto de San Jose aprendia os hábitos dos brasileiros.
O objetivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo é tornar o mais agradável possível a chegada das delegações estrangeiras.
No caso do Brasil, foram distribuídas apostilas sobre como se comportar com os jogadores e a torcida. Os funcionários e policiais americanos foram informados, entre outras coisas, de que:
1) "O símbolo americano para `OK', com o dedo polegar e o indicador fazendo círculo, é considerado gesto ofensivo. O polegar para cima é sinal de aprovação; "
2) "(Os brasileiros) geralmente chegam aos seus compromissos atrasados; isso ocorre por causa da postura que têm em relação ao tempo (...) Os brasileiros tendem a considerar o tempo mais como uma sequência de eventos do que como horas e minutos;"
3) "O esporte nacional é o futebol e os times brasileiros estão entre os melhores do mundo."
A Folha teve acesso à reunião, realizada na mesma sala onde ontem Parreira e seus jogadores chegaram com 22 minutos de atraso para uma entrevista coletiva.
A apostila continha imprecisões por falta de atualização. A moeda nacional ainda é citada como sendo o cruzeiro –substituída pelo cruzeiro real no ano passado.
O mapa brasileiro que ilustrava o texto continha poucas cidades anotadas. Não citava Salvador e Belo Horizonte, mas mencionava Cuiabá e Corumbá.
(FR e MM)

Texto Anterior: Impasse ameaça afastar carros da Benetton do GP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.