São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jesse James é o bom ladrão

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Filme: Jesse James
Produção: EUA, 1939, 110 min.
Direção: Henry King
Canal: Globo, 2h35

Desde este filme de Henry King, durante um bom tempo Jesse James não teve sossego. Logo em seguida, Fritz Lang rodou a continuação (sobre Frank James). Samuel Fuller estreou na direção em 1948 com "Eu Matei Jesse James", a história de Bob Ford.
Nicholas Ray voltaria ao tema nos anos 50, enfatizando o aspecto existencial e jovem rebelde de Jesse. O filme que a Globo exibe hoje foi produzido por Zanuck para a Fox e tem a marca do cinema social americano dos anos 30.
Todo o princípio da aventura de Jesse (Tyrone Power) e seu irmão Frank (Henry Fonda) está na injustiça que consistiu na expropriação de terras para a construção de ferrovias.
É após a morte da mãe que os irmãos entram efetivamente em ação, dispostos a tirar à força sua parte nessa vida. Mas o registro deste faroeste distingue-se, mesmo na ênfase aos aspectos sociais, dos filmes de gângster, por exemplo: Jesse é sempre um bom ladrão
"Jesse James" é um filme da luminosidade, do technicolor em estado de graça. Mesmo as cavalgadas e assaltos não parecem aspirar ao épico, mas a um lirismo em que elegância e leveza levam a melhor.

Texto Anterior: Americanos temem o Big One da Brahma!
Próximo Texto: Ivan Lins se apresenta hoje na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.