São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

País volta ao Commonwealth

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A direção do Commonwealth, uma organização que reúne as ex-colônias britânicas no mundo, anunciou ontem em Londres a readmissão da África do Sul.
O país havia se retirado do Commonwealth em 1961 após receber críticas ao apartheid.
A organização anunciou que a África do Sul deve voltar oficialmente ao grupo até o final do mês.
O presidente Nelson Mandela ofereceu ontem postos civis e diplomáticos a partidos que não conseguiram votos suficientes para integrar o governo.
Pela lei sul-africana, só os partidos com no mínimo 5% de votos têm participação automática no governo.
O líder do ultradireitista Movimento de Resistência Africâner (MRA), Eugène Terre-Blanche, disse ontem que não se encontrará na semana que vem com Mandela.
O encontro foi anunciado anteontem por Mandela, o primeiro presidente negro do país.
Terre-Blanche disse que o encontro só ocorrerá quando todos os direitistas acusados por crimes racistas forem anistiados. Vários deles estão condenados à morte.
Foi preso ontem em Johannesburgo mais um suspeito da autoria de atentados a bomba que mataram 21 pessoas antes das eleições, elevando para 35 o número de acusados. Pelo menos 34 são do MRA.

Texto Anterior: Fim do embargo aquece a venda de armamentos da África do Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.