São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Errou de alvo; Formadores de opinião; O eleitorado decisivo; Diferença inalterada; Sucessão calculada; O vira-vira; O PT e o plano; Câncer na política

Errou de alvo
Com uma queda geral de dois pontos no Datafolha, Lula caiu três pontos no eleitorado com renda de até cinco mínimos. Coincidência ou não, na semana passada ele esqueceu os chamados "grotões" do país e priorizou a campanha junto às bases sindicais do PT.

Formadores de opinião
Lula teve uma queda significativa na faixa de eleitores que ganham acima de 10 mínimos: cinco pontos percentuais. É o eleitorado em que sua diferença em relação a FHC mais caiu: de 16 pontos em abril para apenas nove em maio.

O eleitorado decisivo
FHC subiu mais na faixa dos eleitores com renda de cinco a dez mínimos: quatro pontos. Mas na maior faixa do eleitorado –até cinco mínimos– ganhou só um. Nela, estava 30 pontos atrás de Lula em abril. Está agora a 26.

Diferença inalterada
Como FHC, Quércia subiu nas três faixas de renda do eleitorado. Ganhou um ponto na de até cinco mínimos, quatro na de cinco a dez mínimos e dois na acima de dez mínimos. Em todas, subiu o mesmo número de pontos que FHC.

Sucessão calculada
ACM pôs o filho Antônio Carlos Magalhães Júnior como seu 1º suplente na chapa para o Senado. E justificou: "Este ao menos não rezará para eu morrer". Mas pode acabar senador se o pai for nomeado ministro num governo de FHC.

O vira-vira
São muitos os sinais de que Quércia será cristianizado pelo PMDB alagoano. Várias lideranças do partido acompanharam FHC na sua volta por Maceió. Entre elas, Cleto Falcão, que foi líder de Collor e depois o abandonou.

O PT e o plano
Os economistas que assessoram Lula devem apresentar seu diagnóstico sobre o Plano FHC em meados de junho. Os de São Paulo já debateram o assunto na sexta. A ala carioca reúne-se dia 6. A reunião conjunta acontecerá dia 10.

Câncer na política
Maurílio Ferreira Lima (PSDB) explica como arrecadará fundos para concorrer ao Senado: "Se você estiver com câncer, não aparece ninguém para pagar a operação. Mas se é candidato, todos que têm dinheiro se oferecem para ajudar".

Próximo Texto: Menina dos olhos; O tostão e o milhão; Saque automático; Contradição em termos; Ação fraternal; Boa pista; Não se bicam; Dito e feito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.