São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEJA COMO FICA SUA VIDA COM O REAL

O que está definido

SALÁRIOS
Os valores passarão automaticamente de URV para real. Se o seu salário hoje for, por exemplo, 1.000 URVs ele será equivalente a R$ 1.000,00.

SALÁRIO MÍNIMO
Passará de 64,79 URVs para R$ 64,79, mas permanecerá congelado. Governo deve enviar em junho proposta de recuperação do seu valor.

APOSENTADORIAS E PENSÕES
Como os salários, serão convertidas automaticamente para o real.

POUPANÇA
Saldos continuarão corrigidos pela variação da TR mais juros de 0,5% ao ano. Rendimento só será conhecido 30 dias depois de se fazer a aplicação devido a mudança no cálculo da TR.

COMBUSTÍVEL
Em maio, preços em cruzeiros reais sobem semanalmente pela URV. Em junho, subirão duas vezes por semana. Depois serão convertidos em reais.

CASA PRÓPRIA
Permanecem as regras atuais, tanto para prestações vinculadas aos reajustes salariais como para as corrigidas pela TR. Saldos devedores continuam corrigidas pela TR.

CARTÃO DE CRÉDITO
Faturas já estão expressas em URV. Compras feitas em junho para pagamento a partir de julho serão pagas em real e cada URV valerá um real.

CÂMBIO
Não haverá livre conversão entre o real e o dólar ou outras moedas. Ou seja, as pessoas não poderão trocar um real por um dólar. Não mudam as atuais regras para compra de dólar.

PREÇOS
Governo já autorizou etiquetas em URV. Nem todo o comércio "urvizou" seus preços. Todos os preços deverão estar em real a partir de julho.

TRANSPORTE URBANO
Tarifas de metrô, ônibus e trens passarão direto para real. Valores em URV serão divulgados até o dia 15 de junho, mas serão praticados apenas em julho.

FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Dinheiro nos fundos de commodities e renda fixa será convertido em reais em 1 de julho. Fundão tradicional está sendo extinto pelos bancos.

TROCA DA MOEDA
Acontecerá entre os dias 1º e 15 de julho, na rede bancária. Prazo pode ser estendido. Real terá o mesmo valor em cruzeiros reais durante este período.

O que ainda falta definir

ALUGUEL
Governo deve editar medida provisória para conversão em URV dos contratos ainda em cruzeiros reais. Critério deve ser a média quadrimestral. O valor em real será igual ao em URV e ficará congelado por um ano.

MENSALIDADE ESCOLAR
Deve ser editada medida provisória convertendo os preços para URV pela média quadrimestral de fevereiro a maio. Depois, passarão automaticamente de URV para real e ficarão congeladas.

IMPOSTOS
Governo ainda não decidiu se acaba ou não com a Ufir, que indexa os impostos. Prazos de pagamento não mudam por enquanto.

CONSÓRCIO
Continuam em cruzeiros reais. Prestações são reajustadas pela variação no preço do bem ou o índice pactuado. Regras de transição para o real não foram definidas.

SERVIDORES PÚBLICOS
Só devem ter reajuste salarial depois de outubro. Governo deve criar comissão para estudar uma nova política salarial.

PLANOS DE SAÚDE
Atendimento está suspenso em quase todos os hospitais, médicos e laboratórios conveniados. Governo desistiu de editar medida provisória e está negociando acordo.

CHEQUES PRÉ-DATADOS
Prazo para aceitação deverá ser até o final de julho. Banco Central definirá se serão aceitos cheques em cruzeiros reais com data a partir de 1 de julho.

CRÉDITO
Governo pode adotar medidas para controlar o crédito direto ao consumidor e as vendas pelo crediário. A intenção é evitar uma alta do consumo.

Texto Anterior: SAIBA COMO ECONOMIZAR COM MOEDA ESTÁVEL
Próximo Texto: Nova TR reduz risco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.