São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Comprar empresa é só para "expert"

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Comprar empresa é só para `expert'
Profissionais de finanças, raros no mercado, se especializam no milionário negócio das aquisições
Os negócios de compra e venda de empresas e de privatização de estatais acentuaram a necessidade dos bancos manterem em seus quadros verdadeiros "experts" no assunto.
Esses especialistas integram os times da área de "corporate finance" e tornaram-se profissionais estratégicos nos bancos de investimentos desde o final dos anos 80.
Instituições como os bancos Chase Manhattan, Pactual e Pontual se concentram na oferta de produtos financeiros para pessoas jurídicas e na gestão de caixas de empresas e fortunas.
Os executivos de "corporate finance" são responsáveis por "farejar" empresas cujas negociações possam resultar em alta rentabilidade e riscos mínimos.
Respondem, portanto, pelo sucesso –ou fracasso– de operações que envolvem investidores e centenas de milhões de dólares.
O cliente desse profissional pode ser o próprio banco onde trabalha –interessado em adquirir, individualmente ou em parcerias, empresas do setor produtivo.
Também podem ser organizações ou aplicadores reunidos em fundos de investimentos. De qualquer forma, a transação passa sempre por esses profissionais.
"É um executivo raro no mercado, com capacidade de entender todas as operações e áreas de um banco", afirma Alfredo Assumpção, 43, sócio da Tasa do Brasil.
Segundo o professor de finanças Antônio Sanvicente, 47, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, os brasileiros são hábeis na negociação das empresas e criativos.
"Mas precisam estudar mais as técnicas de avaliação das companhias", diz Sanvicente, que também dá aulas a trainees no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.

Próximo Texto: Salário é de 500 mil URVs/ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.