São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Émerson é favorito para vencer pela 3º vez

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DO ENVIADO ESPECIAL A INDIANÁPOLIS

Emerson é favorito para vencer pela 3ª vez
Norte-americanos vêem como modelo o brasileiro, que tem a vantagem de possuir o melhor motor da prova
Um brasileiro pode ser o herói dos norte-americanos? Emerson Fittipaldi pode. Em dez anos de Indy, Emerson se transformou em exemplo para a sociedade do país.
Aparece em comercial de TV, alertando os motoristas para serem prudentes. "Lembre-se: seu carro é substituível, sua vida não", diz Emerson, com o semblante sério.
É nome de rua em Miami e ganha muito dinheiro, vendendo de roupa a suco de laranja, requisito indispensável para ser herói nos atuais Estados Unidos.
Hoje, em Indianápolis, Emerson é favorito para vencer pela terceira vez (ganhou em 89 e 93). Tem o melhor equipamento, chegando a tirar frases de pilotos como Raul Boesel e Nigel Mansell que mais parecem de quem corre na Fórmula 1.
"Não vai ter graça. Ele vai ganhar tudo", reclama o inglês. "Sei que está dentro do regulamento, mas vai descompensar", analisa Boesel. Mas o prudente Emerson confia na competência de seus adversários.
"O Boesel tem grande chances, tem o pessoal que está saindo atrás de nós (Mansell, Mario Andretti e Arie Luyendyk). Sem falar nos meus companheiros de equipe (o pole Al Unser Jr. e Paul Tracy)."
E mesmo o motor Mercedes, que tem feito todos apostarem em Emerson, sofre com a desconfiança do piloto. "Ao mesmo tempo que é o nosso trunfo, pode ser o nosso ponto crítico", afirma.
Mas ele também lembra que foi um dos que mais andou durante os treinos e o motor de teste andou mais de 600 milhas sem apresentar a mínima falha.
Para a corrida, Emerson afirma que está largando por fora na primeira fila das 500. "Posso fazer como em 89. Dá para sair na frente de todo mundo", diz o piloto, que naquele ano venceu pela primeira vez em Indianápolis.
Mas, apesar disso, o brasileiro pondera que a prova "é muito longa e sair na frente pode não ser tão vantajoso".
Na verdade, Emerson refuta a condição de favorito por ser modesto. Mas não consegue esconder que sabe de suas possibilidades.
Ele resume tudo numa frase: "Não sou favorito, mas vai ter suco de laranja no pódio."

Texto Anterior: Torcida aponta Barrichello como o sucessor de Senna
Próximo Texto: Andretti faz a última prova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.