São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britânicos cessam trégua

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Os três maiores partidos britânicos lançaram esta semana seus programas para as eleições do Parlamento Europeu, encerrando uma trégua de dez dias iniciada após a morte do líder trabalhista, John Smith.
O primeiro-ministro conservador, John Major, diz que votar nos trabalhistas é votar a favor de um "super-Estado socialista".
Já os trabalhistas dizem que as eleições devem servir de referendo sobre o governo de Major, que, segundo pesquisas de opinião, conta com baixo índice de popularidade.
Pesquisa publicada quinta-feira pelo jornal "The Guardian" aponta uma fácil vitória dos trabalhistas (47% dos votos), com os conservadores em segundo (26%) e os liberais-democratas em terceiro lugar (23%).
A maior diferença entre os partidos em relação à UE é o Capítulo Social do Tratado de Maastricht, que regula as relações sociais e trabalhistas dos países membros.
Os conservadores conquistaram o direito de não obedecer às leis do Capítulo Social, argumentando que obrigações trabalhistas podem ameaçar a competitividade da economia britânica.
Trabalhistas e liberais-democratas defendem o capítulo social como forma de garantir direitos e salários mínimos para os trabalhadores.
(SM)

Texto Anterior: Governo espanhol deve perder
Próximo Texto: Poder do Parlamento cresce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.