São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Taurus é lento, mas muito confortável

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REDAÇÃO

Com design americano e acabamento de carro japonês, o Ford Taurus oferece mais conforto que desempenho. Espaçoso, macio, silencioso, bem-acabado, falta ao modelo o luxo e o status de um BMW 318i, com quem concorre em preço (US$ 47mil).
Medindo 4,87 m e com 1.542 kg, o taurus tem motor pouco potente (142 cv) para seu peso.
A versão testada –a mais luxuosa à venda– traz câmbio automático –não há opção mecânica.
As relações de marchas longas tornam o Taurus LX lento em aceleração e velocidade final. Em compensação, é bem econômico (faz mais de 9 km/1, em média).
Bastante macia, a suspensão é suave, mas permite inclinação excessiva em curvas mais fechadas.
Leve em manobras, a direção fica firme acima de 100 km/h. O volante não favorece a empunhadura.
Mais vendido nos EUA em 92 e com vários equipamentos de segurança, falta ao Taurus regulagem em altura para os cintos dianteiros.
A versão avaliada traz teto solar e bancos elétricos, toca-discos laser, bancos em couro, ar-condicionado programável, air bag duplo (bolsa que infla em caso de colisão) e freios ABS.
Internamente, o Taurus tem soluções engenhosas. Três teclas no painel, ao lado do volante, permitem operar o rádio toca-fitas sem tirar a concentração do motorista.
Os comandos são bem-dispostos e sinalizados. Ao mudar a posição da alavanca de câmbio de "Parking" (estacionamento) para "Drive" (dirigir), as portas se travam e o freio de estacionamento (a pedal) é desativado automaticamente.
A porta do motorista tem cinco teclas acima da maçaneta que permitem sua abertura (por código secreto) mesmo sem a chave.
(RCC)

Texto Anterior: Agrale Elefantré 30.0 é robusta e macia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.