São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Levantadora de peso faz seu próprio cardápio"

Atleta é nutricionista e também cuida de sua alimentação

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A nutricionista Eliana Louzada, 29, além de elaborar dietas para alunos de várias academias de ginástica de São Paulo, tem que cuidar do seu próprio "cardápio".
Eliana foi campeã brasileira de 91 de levantamento básico de peso. Em 94, levou o 1º prêmio no campeonato de estreantes de fisioculturismo.
O fisioculturista concentra seus esforços na hipertrofia (aumento) muscular e na modelagem física. Exige músculos fortes e pouquíssima gordura (para delinear melhor os contornos do corpo).
Com 1,65 m e 52 quilos (em fase da competição), Eliana treina sete dias por semana e tem uma preocupação constante com sua alimentação.
"Tenho que escolher os alimentos que garantam energia para os meus músculos sem risco de engordar."
Eliana come de seis a sete vezes por dia e tem uma dieta rica em proteínas e calorias.
No seu trabalho, ela cria dietas individuais conforme as características físicas, gastos energéticos e objetivos de cada atleta.
"Treino há mais de cinco anos. Em qualquer atividade física, a pessoa precisa ter paciência com a alimentação."
(JB)

Texto Anterior: Prática de esporte exige alimentação especial
Próximo Texto: Manual orienta sobre atendimento; A FRASE; O NÚMERO; A tuberculose está voltando; Os japoneses vivem mais; Remédio poderá evitar problemas nos rins
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.