São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo de Botta é simples e seco

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A arquitetura de Mario Botta é simples, seca e plástica. Ele utiliza poucos materiais nos seus projetos, basicamente blocos de concreto e tijolo aparentes.
Botta trabalha principalmente com branco, cinza e preto.
Os projetos chamam a atenção pelas grandes aberturas verticais e horizontais.
Por enormes fendas, que substituem as janelas, as pessoas de dentro do prédio podem sentir a presença da chuva, do sol, da lua etc. Mas as linhas de Botta não se misturam e nem imitam a natureza.
Mario Botta faz um desenho racionalista, simétrico, que busca um equilíbrio nas formas e que radicaliza na economia de ornamentos.
Botta nasceu em Mendrísio (Suíça) em 43 e estudou arquitetura em Milão e Veneza (Itália). Formou-se em 1969.
Na década de 60 trabalhou com um dos grandes mestres do modernismo, o arquiteto Le Corbusier.
Em 1989, Mario Botta recebeu o Prêmio Cica (Comité International des Critiques d'Architecture), durante a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires.
(VA)

Texto Anterior: 'Papa' da arquitetura expõe em SP
Próximo Texto: Modelo tetraplégica faz palestra na Folha; Quatro presos são mortos em motim; Assaltantes fazem 4 reféns na zona sul; Bancária de São Paulo dá à luz quadrigêmeos; QUINA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.