São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estreante em Copas, Grécia baseia seu jogo em esquema defensivo

JAIRO DOS SANTOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Depois do basquete, o futebol é o esporte mais importante da Grécia. Estreante em Copas, a seleção grega foi a que obteve a melhor campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
Ela terminou invicta, conseguindo 14 pontos em 16 possíveis –seis vitórias e dois empates.
Sua defesa foi uma das menos vazadas. A Grécia baseia seu jogo num forte esquema defensivo.
Vem adotando o esquema 3-5-2, com líbero, marcação homem a homem, dois zagueiros e dois marcadores-volantes pelas laterais.
Os gregos fizeram a maioria dos seus gols nas eliminatórias em jogadas de bola parada.
A Grécia terá um forte aliado neste Mundial: a colônia grega em Boston. Nesses jogos, devem ter 90% do público a seu favor.
Pesquisadores norte-americanos, como R.N. Singer, já comprovaram o que sabíamos na prática: as pessoas que praticam atividades que exigem intenso desgaste energético, força, velocidade e resistência melhoram seu rendimento diante de um público ativo. Portanto, a torcida pode ajudar a Grécia no Mundial.
Os principais jogadores da seleção grega são o líbero Stelios Manolas, que atua no AEK Atenas, o lateral Efstratios Apostolakis, do Panathinaikos, os atacantes Dimitris Saravakos, também do Panathinaikos, Nikos Machlas, do OFI Creta, e o capitão Anastassios Mitropoulos, do AEK Atenas.
Sua campanha em 94, na fase preparatória para a Copa, não foi boa, fato que pode ser atribuído aos inúmeros desfalques e às experiências realizadas.
Seu grupo está bastante equilibrado. A favorita é a Argentina. A Grécia terá que lutar muito pela classificação.
Isso ocorrerá, porém, com fair-play (jogo limpo), pois na Grécia a educação esportiva está associada à estética.

Texto Anterior: Irlanda bate seleção alemã
Próximo Texto: Time só venceu um amistoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.