São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefe da delegação tem poderes reduzidos

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS A LOS GATOS

O chefe oficial da delegação brasileira na Copa do Mundo, Mustafá Contursi, tem poder reduzido. As decisões mais importantes são tomadas pelo supervisor Américo Faria, o segundo, atrás de Contursi, na hierarquia.
Faria decidiu fechar totalmente o hotel onde a seleção se hospeda em Los Gatos (cidade do Estado da Califórnia, oeste dos EUA), onde era permitido o acesso a até cerca de 40 metros da recepção.
No local de treino da equipe, o Buck Shaw Stadium da Universidade de Santa Clara, Faria proibiu o acesso à sala de imprensa na manhã de anteontem.
Américo Faria é o integrante da comissão técnica mais próximo do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira. O dirigente viajou para a Suíça.
Faria afirmou que a última palavra nas decisões mais importantes é de Contursi. Negou que o chefe da delegação seja uma "rainha da Inglaterra" (no sistema parlamentar britânico, as decisões se concentram no parlamento e no primeiro-ministro; a rainha não chefia o governo, apenas o Estado).
Contursi é presidente do Palmeiras. Foi escolhido por Ricardo Teixeira para chefiar a delegação.
Ao ser nomeado, disse que não pretendia ter funções apenas diplomáticas, mas executivas.
Não quis falar sobre a extensão de seus poderes. "Respeito, não faço reparo a quem vê minha presença aqui como decorativa."
Contursi representa o Brasil junto ao comitê organizador da competição. Na prática, as decisões continuam com Ricardo Teixeira.
O ex-preparador de goleiros Nielsen Elias, amigo do técnico Parreira, foi afastado da comissão técnica em março depois de entrar em choque com Faria.
(FR e MM)

Texto Anterior: Entenda o que é treino tático
Próximo Texto: Começa hoje o Folha Informações Copa 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.