São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natasha lança geração `crossover' do rock

MARCEL PLASSE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O selo independente carioca Natasha está lançando no Brasil a geração "crossover" da música independente norte-americana, aquela que saiu da parada alternativa para estourar na "Billboard" e que hoje disputa com Madonna espaço na MTV.
Formada por bandas como Breeders e Belly, esta geração se estabeleceu quando um estilo de rock discordante. Batizado de "alternativo" ou "college" nos anos 80, conquistou a parada.
Hoje, toda grande gravadora tem sua meia dúzia de Nirvaninhas –Nirvana foi a primeira banda "alternativa" a ganhar um disco de platina, em 1991.
Mas as majors no Brasil vacilaram em assinar os contratos de licenciamento com os pequenos que lançam esse tipo de material, retardando a chegada dessas bandas ao país. Breeders e Belly, por exemplo, contratadas do selo inglês 4AD, são distribuídas nos EUA pela Warner.
Mas a geração que chega é menos nova do que aparenta. Breeders, Belly e Sugar são liderados por expoentes do rock "alternativo" dos anos 80 –respectivamente: Kim Deal (ex-Pixies), Tanya Donelly (ex-Throwing Muses) e Bob Mould (ex-Husker Du).
Os integrantes de Pavement e Morphine tiveram passagens por grupos menos expressivos, mas já estão no segundo álbum.
Já os veteranos grupos reunidos na coletânea "Mesomorph Enduros" estão longe de realizar o "crossover" para as paradas.
"Mesomorph Enduros", "Last Splash" (Breeders) e "Crooked Rain, Crooked Rain" (Pavement) chegam às lojas esta semana. Os demais, até o fim de junho.

Texto Anterior: Columbia filma roteiros guardados por Serling
Próximo Texto: "I Say I Say I Say" traz grupo Erasure mais inspirado e energético
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.