São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC se diz mulato com 'um pé na cozinha'

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

FHC se diz mulato com `um pé na cozinha'
Candidato do PSDB volta a criticar lei eleitoral e afirma que convidará Lula para ser ministro do Trabalho
O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, disse ontem que "é mulatinho" e tem "o pé na cozinha".
Na campanha eleitoral, o candidato do PSDB já dançou em um forró em Caruaru (PE), andou de jeque com chapéu de vaqueiro em Delmiro Gouveia (AL) e tomou água de coco verde sem canudinho em Aracaju (SE).
Em Mauá, no ABC paulista, quando indagado sobre comentário de Orestes Quércia de que ele era candidato de "mãos brancas", FHC respondeu: "Eu sou bem mulatinho. Ele está enganado".
A Folha quis saber do candidato se a referência à raça negra era mais um apelo de campanha ou se ele se considerava mesmo mulato.
"Eu sempre disse isso no Senado. Tinha até um cronista social que vivia brincando com isso", afirmou o candidato. "OIha minha cor. Eu sou mais escuro que você", disse, referindo–se ao repórter.
Em Jundiaí (60 quilômetros de SP), onde cumpriu extensa programação de campanha, FHC voltou a se considerar de origem negra. "Um candidato disse que eu tinha as mãos brancas. Eu não. Minhas mãos são mulatinhas".
"Eu sempre disse isso, sempre brinquei comigo mesmo. Tenho um pé na cozinha. Eu não tenho preconceito", declarou.
O candidato sorria sempre que era perguntado sobre o tema. "Isso é bom". Acompanhado de Mário Covas, candidato ao goveno paulista, FHC visitou outras três cidades paulistas –Santa Bárbara do Oestes, Campinas e Botucatu.
Lei eleitoral
Em Jundiaí, FHC falou para empresários e sindicalistas em um teatro da Prefeitura.
O prefeito André Benassi (PSDB) disse que cedeu "gratuitamente" o teatro para a paelestra do candidato. A lei 8.713 proíbe esse tipo de privilégio.
"A rua também é pública. Daqui a pouco, vão querer que a gente pague para fazer campanha nela", afirmou FHC. "Assim não dá", concluiu.
O caso é semelhante à utilização da Câmara de Jacareí por Alaíde, mulher do candidato do PMDB, Orestes Quércia. A Justiça Eleitoral mandou a polícia cercar a Câmara. Alaíde fazia ali uma reunião com peemedebistas.
Em Mauá e Jundiaí, FHC foi sempre irônico ao se referir a Lula. Prometeu convidar o petista para ser seu ministro do Trabalho caso se eleja presidente.
O candidato do PSDB disse que tem gostado muito da defesa que Lula tem feito da aliança capital-trabalho. "Pode ser ministro do trabalho para mudar as leis trabalhistas, com a participação dos trabalhadores nas empresas".

Texto Anterior: "Exército"
Próximo Texto: Conselho do MP defende ressarcimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.