São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero diz que não sobe no palanque de FHC

VIVALDO DE SOUSA
LILIANA LAVORATTI

VIVALDO DE SOUSA; LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem que não vai subir no palanque do senador Fernando Henrique Cardoso (SP), candidato do PSDB à Presidência da República.`
"Sou diplomata e não subo em nenhum palanque", afirmou Ricupero, para logo em seguida fazer declarações sobre a base parlamentar indiretamente favoráveis ao candidato tucano.
Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda quando o governo adotou o atual plano de estabilização econômica. Ao deixar o cargo em março, foi sucedido por Ricupero, mas os auxiliares que Fernando Henrique Cardoso levou para formar sua equipe econômica permanecem no governo.
Durante almoço em Brasília no Hotel Naoum com representantes do Clube Nacional de Diretores Lojistas, Ricupero afirmou que o importante não é só eleger o presidente.
"É preciso ver também se ele terá base parlamentar para aprovar um programa de governo".
"Vocês podem me perguntar se o sentido de minha fala é beneficiar um candidato", disse Ricupero –pois a aliança do PSDB com o PFL e o PTB ampliam a base parlamentar de um eventual governo de Fernando Henrique Cardoso.
"Mas ninguém conseguiu me provar como um governo sem maioria no Congresso consegue governar", respondeu o próprio ministro.
Ricupero disse que o plano econômico não é um estelionato eleitoral. Segundo ele, o governo não tinha outra alternativa para controlar e reduzir a inflação.
Apesar de as incertezas provocadas pelo ano eleitoral, o ministro afirmou que as condições econômicas são favoráveis ao plano.
Ele citou a safra agrícola esperada para este ano de mais de 76 milhões de toneladas e as reservas cambiais que somam US$ 38 bilhões.

Texto Anterior: Equipe quer mudar índices
Próximo Texto: MP traz regra para aluguel e mensalidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.