São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio comemora 30 anos do show "Opinião"

Câmara dos Vereadores homenageia participantes

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

O plenário da Câmara dos Vereadores do Rio transformou-se ontem num palco onde artistas e intelectuais que participaram do show "Opinião", em 1964 e 1965, foram homenageados.
Em comemoração aos 30 anos do show que iniciou a resistência artística ao movimento militar de 64, a Câmara do Rio concedeu a medalha Pedro Ernesto, a maior honra da casa, a nove participantes do show.
O "Opinião" foi dirigido pelo hoje vereador carioca Augusto Boal (PT) e ficou em cartaz durante um ano no Rio. Por ser parlamentar, Boal não pôde receber a medalha e ganhou uma menção honrosa.
O compositor Zé Keti fez o papel de malandro do morro, que se unia ao retirante maranhense, o também compositor João do Vale, e à carioca engajada Nara Leão, para provar que xote, baião, samba e bossa nova também servem para protestar.
João do Vale, Zé Keti, Maria Bethânia –que substituiu Nara na montagem–, Marília Medalha, Ferreira Gular, Roberto Nascimento, Bibi Ferreira, Pichin Plá receberiam suas medalhas em solenidade marcada para a noite de ontem.
Uma exposição com material fotográfico, objetos e textos completou o evento promovido pela Câmara. Em setembro, nova versão do show será montada, com renda revertida para Zé Keti e João do Vale.
Também no segundo semestre, a gravadora Polygram lança um CD com o repertório do show, em que artistas novos reinterpretarão os clássicos que marcaram o movimento.
Para o novo show, os organizadores, entre eles a atriz Bibi Ferreira, já escolheram os substitutos de Nara e Zé Keti. São os atores-cantores Cida Matos e Jorge Maia.
O papel que foi de João do Vale ficará com um ator a ser indicado pela Secretaria Estadual de Cultura do Maranhão.
Nara Leão, Armando Costa, Paulo Pontes, Oduvaldo Vianna Filho e Teresa Aragão também foram lembrados na solenidade de ontem na Câmara. Costa, Pontes e Vianninha roteirizaram o show há 30 anos.

Texto Anterior: Vídeo reúne imagens de filmes para explicar evolução da linguagem
Próximo Texto: E o Pedro Bial de tão gato vira Miau!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.