São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Ex-premiê do Japão sofre atentado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um suposto militante de extrema direita disparou um tiro ontem a poucos metros do ex-primeiro-ministro do Japão Morihiro Hosokawa. O ex-premiê escapou ileso e o homem foi preso.
O incidente ocorreu no saguão do hotel Keio Plaza, em Shinjuku, centro de Tóquio. Hosokawa, 56, estava reunido com líderes de seu NPJ (Novo Partido do Japão).
O pistoleiro, identificado como Masakastu Nozoe, 52, foidominado pelos seguranças do ex-premiê após disparar um tiro de revólver, que atingiu o teto do saguão.
Hosokawa foi retirado do hotel poucos segundos depois, numa limusine. Segundo a agência "Kyodo", ele teria manifestado preocupação com sua mulher. "Kayoko ainda está lá. Por favor, cuidem dela", ele teria dito.
O ex-premiê, que renunciou ao cargo em abril –quando seu nome foi envolvido num escândalo financeiro–, estava no hotel Keio Plaza para falar sobre o caso a seus colegas da liderança do NPJ.
Nozoe também teria dito estar "aborrecido" com a atual estagnação da economia japonesa. A TV NHK afirmou que ele é ex-militante de uma organização da extrema direita ultranacionalista.
Em julho de 1993, Hosokawa liderou a coalizão de oito partidos que afastou do governo o Partido Liberal Democrático, no poder desde 1955.
Depois de ver-se obrigado a fazer concessões ao PLD quanto a seu projeto de reforma política anticorrupção, ele renunciou ao ter seu nome envolvido num escândalo financeiro. Seu sucessor é o ex-chanceler Tsutomu Hata.
A memória do imperialismo japonês do início do século e da participação do país na Segunda Guerra são polêmicas no país.
No início de maio, o ex-general Shigeto Nagano foi forçado a renunciar ao cargo de ministro da Justiça depois de declarar que a invasão da China por tropas japonesas teve o objetivo de libertar o país do "imperialismo europeu".

Próximo Texto: Ex-ministro pega 3 anos de prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.