São Paulo, quarta-feira, 1 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney decide em 15 dias quem vai apoiar

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-presidente José Sarney vai esperar pelo menos mais 15 dias para decidir se apóia a candidatura de Orestes Quércia (PMDB) ou de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) à Presidência.
Sarney ainda espera obter o apoio dos tucanos à candidatura de sua filha Roseana Sarney (PFL) ao governo do Maranhão. No Estado, o PMDB decidiu não lançar candidato próprio e vai apoiar Roseana.
A decisão foi considerada como ponto a favor de Quércia na disputa do apoio de Sarney.
Sarney gostaria de apoiar a candidatura FHC. Mas o ex-presidente entende que ficaria em uma situação complicada se os tucanos brigarem com Roseana no Maranhão.
O recente bate-boca entre o deputado José Sarney Filho (PFL-MA) e o senador Mário Covas, candidato do PSDB ao governo paulista, também pesa na decisão de Sarney.
As divergências que separam o ex-presidente do PSDB, contudo, não bastam para colocar Sarney e Quércia em um mesmo palanque.
Na segunda, Sarney esteve em São Paulo e evitou encontrar-se com Quércia. À noite, o ex-governador ligou para Sarney e tentou agendar um encontro para ontem.
Sarney respondeu que não teria o que conversar e afirmou que só tomaria um decisão sobre seu papel na sucessão presidencial após o dia 15 de junho.
"Quero um recolhimento de 15 dias para avaliar o quadro político", disse Sarney. "No momento só me preocupa a política do Maranhão", afirmou.
Na sexta-feira, Sarney embarca à Alemanha para participar de um encontro de ex-presidentes.
Na verdade, Sarney quer ganhar tempo para pressionar o PSDB em seu Estado e esperar para ver se a candidatura Quércia decola.
Ontem, Quércia reafirmou que acredita no apoio de Sarney. "Ele é do PMDB e é meu amigo", disse o ex-governador.
Quércia voltou a atacar Lula e FHC. Segundo ele, seus adversários levam velas para Deus e para o diabo. "Eles fazem um discurso aos eleitores e outro aos banqueiros", disse.

Texto Anterior: Chega de impostura
Próximo Texto: Quércia admite desistir e apoiar candidatura Brizola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.