São Paulo, quarta-feira, 1 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verbas federais privilegian reduto tucano

REGINA ALVAREZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Verbas federais privilegiam reduto tucano
Todo dinheiro do DNER destinado às cidades de Minas foi para Contagem, onde PSDB fez a sua convenção
A prefeitura de Contagem, reduto do PSDB onde Fernando Henrique Cardoso lançou sua candidatura, recebeu US 2,4 milhões do DNER em 93 e 94, na forma de transferências negociadas entre governo federal e municípios.
O montante corresponde ao total da verba repassada pelo órgão mo período aos municípios de Minas para obras e instalações.
As transferências começaram em agosto de 93 e coincidem com o período de gestão Fernando Henrique no Ministério da Fazenda.
As transferências negociadas - não obrigatórias - para Estados e municípios foram praticamente suspensas pelo ex-ministro em 93 no esforço de equilibrar o orçamento da União.
Só foram liberados recursos para obras consideradas prioritárias e com o aval da Fazenda.
A prefeitura de Contagem recebeu os repasses do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) para a construção de dois viadutos no anel que liga Belo Horizonte a Sete Lagoas.
A liberação da verba ocorreu durante a gestão do atual prefeito Altamir Ferreira, aliado político do candidato do PSDB à Presidência da República.
Ao anunciar o corte nos repasses voluntários aos municípios, pouco depois de assumir o Ministério da Fazenda, Fernando Henrique foi alvo de fortes pressões.
O ex-ministro dos Transportes, Alberto Goldman, consultado pela Folha sobre a sua lista de prioridades dentro do orçamento, afirmou não lembrar da obra executada pela prefeitura de Contagem.
O levantamento sobre o repasse de recursos do DNER aos municípios de Minas Gerais, que apontou o favorecimento de Contagem, foi feito pelo deputado Augusto Carvalho (PPS/DF).
As informações são do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), onde são registradas todas as liberações de recursos do governo federal.
O parlamentar investiga o favorecimento de prefeituras na campanha presidencial.
Norte-Sul
O presidente Itamar Franco aprova o aumento nas verbas para a ferrovia Norte-Sul. "Se o presidente assinou mensagem ao Congresso com a proposta de Orçamento de 94, é evidente que ele aprova", informou seu assessor de imprensa, Fernando Costa.
A proposta orçamentária, aprovada pelo Planalto e enviada ao Congresso, prevê US$ 18,2 milhões para manutenção e obras na ferrovia Norte-Sul. A versão inicial destinava US$ 132 mil.
A alteração beneficia o Maranhão e foi feita após o in‹cio das negociações do senador JosÇeSarney para apoiar a candidatura de Fernando Henrique.
Fernando Costa negou qualquer vínculo entre a alteração e a questão eleitoral.

Texto Anterior: Tribunal veta truques na TV
Próximo Texto: Fracasso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.