São Paulo, quarta-feira, 1 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Saiba como foi o conflito entre os EUA e os vietnamitas

DA REDAÇÃO

A Guerra do Vietnã durou 11 anos (1964/1975). Foi a única derrota militar na história dos EUA.
Participaram da guerra 8,7 milhões de norte-americanos. Desse total morreram 58.168; 153.303 ficaram feridos e 2.238 desapareceram. Morreram cerca de 180 mil vietnamitas.
Em 51, o então presidente dos EUA, Harry Truman, enviou os primeiros homens para ajudar a França a manter o controle do país. Em 54, a França é derrotada.
O país é dividido em dois e os EUA mandam 15 mil instrutores para treinamento de tropas do Vietnã do Sul.
Em 64, o então presidente, Lindon Johnson, decidiu aumentar o número de combatentes enviados ao Vietnã do Norte.
No ano anterior, os EUA já haviam enviado 15 mil soldados para a região de conflito.
O auge da participação dos EUA na Guerra do Vietnã foi em 1969, quando havia 543 mil soldados norte-americanos em combate.
Até esse ano, o número de armas e bombas já era superior ao volume de armamentos usados na Segunda Guerra Mundial. Estima-se que os EUA tenham gasto com a Guerra do Vietnã cerca de US$ 200 bilhões.
Pressionados por sucessivas derrotas, em 68, os EUA e o Vietnã do Sul decidiram negociar a paz com o Norte e o Vietcong.
Mas em março de 70 o então presidente, Richard Nixon, sob o pretexto de destruir "santuários comunistas", ordenou bombardeios em áreas ocupadas por norte-vietnamitas.
Em 1973, o secretário de Estado dos EUA na época, Henry Kissinger, e o chanceler norte-vietnamita, Le Duc Tho, assinaram o acordo em Paris, estabelecendo cessar-fogo e retirada de tropas.
Depois da retirada dos EUA, o vietcong passa a controlar maiores áreas, ajudado pelo Vietnã do Norte. O governo do Sul se fragiliza.
Em 1976, ao fim de uma ofensiva cuja intensidadee nem o Sul nem os norte-americanos esperavam, os guerrilheiros tomam Saigon, a capital do Sul e o país é unificado sob controle comunista.
Em fevereiro deste ano, o presidente dos EUA, Bill Clinton, suspendeu o embargo comercial contra o Vietnã, em vigor desde 75.

Texto Anterior: CD-ROM mostra Guerra do Vietnã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.