São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde paga tratamento das vítimas em Cuba

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Fernando Cunha, 59, disse ontem que um avião do Ministério da Aeronáutica está à disposição da Associação das Vítimas do Césio 137.
O avião pode levar 50 pessoas contaminadas para tratamento em Cuba. Cunha acusou a secretária da associação, Terezinha Nunes Fabiano, de má-fé.
Ela teria denunciado o descaso do Ministério da Saúde com três vítimas da contaminação, que morreram mês passado aguardando tratamento em Cuba.
Cunha afirma que a viagem foi marcada para a segunda quinzena de abril em reunião com a presidente da associação, Suely de Moraes. Terezinha nega a informação.
O presidente da Fundação Leide das Neves (Funleide), Quimarques dos Santos, disse que até ontem não havia recebido nenhum documento do Ministério da Saúde sobre o encaminhamento de vítimas para Cuba.
A Funleide foi criada exclusivamente para atender as vítimas do acidente radioativo. O Brasil tem um convênio com Cuba que garante tratamento médico gratuito naquele país para as pessoas contaminadas pelo Césio 137 em Goiás.
Em agosto de 92, 50 pessoas foram levadas para Cuba. Na época, segundo Santos, Devair Ferreira, dono do ferro-velho onde a cápsula de Césio foi achada, não quis ir.
Ele morreu no início do mês passado de insuficiência renal e hepática. As outras duas vítimas que morreram são Maria das Graças Silva, com tumor de mama, e Carmelita Freite, que teve infecção generalizada.
O acidente com o Césio 137 foi em setembro de 87 em Goiânia, matou 4 pessoas e contaminou 67.

Texto Anterior: São Sebastião tem 12 praias poluídas
Próximo Texto: Empresa faz proposta de serviço após 24h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.