São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Renascer" domina premiação de críticos

ANA BEATRIZ BRISOLA
DA REDAÇÃO

"Renascer" domina premiação de críticos
APCA entregou anteontem prêmios aos melhores de 93
A APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) realizou anteontem à noite sua entrega de prêmios para os melhores de 1993.
Foram entregues prêmios para os melhores da música erudita e popular, literatura, teatro, dança, cinema, artes visuais, rádio e televisão.
O evento, promovido pela Folha, durou mais de duas horas e foi apresentado pelos jornalistas Renata Ceribelli, da Rede Globo, e Francisco Pinheiro, que recebeu o prêmio de telejornalismo pelo "Jornal da Bandeirantes".
O destaque do ano no cinema foi para "Conterrâneos Velhos de Guerra", de Vladimir Carvalho. Walter Hugo Khouri ganhou o troféu de melhor direção. Nenhum dos dois compareceu. Patrícia Pillar foi eleita melhor atriz por "A Maldição do Sampaku".
No teatro, "Vereda da Salvação", de Antunes Filho, recebeu o prêmio de melhor espetáculo e de melhor atriz, para Laura Cardoso.
Os diretores premiados foram Gabriel Villela, por "Romeu e Julieta", e Roberto Vignati, por "Uma Rosa para Hitler", que levou o prêmio de melhor ator para Osmar Prado. Marcos Caruso e Jandira Martini receberam o prêmio de melhores autores por "Porca Miséria".
A premiação para música popular contou com a presença de Jorge Ben Jor, que subiu ao palco para cantar "Engenho de Dentro". Ele recebeu o prêmio de melhor show.
Tim Maia, Gal Costa e Zizi Possi não compareceram para receber o prêmio de melhores cantores. A apresentação de Zizi Possi, que estava prevista, não aconteceu.
Skank levou o prêmio de melhor grupo e "Paratodos", de Chico Buarque, ganhou melhor disco e música. Caetano e Gil não compareceram para receber o prêmio por "Tropicália 2", considerado o melhor evento.
A televisão recebeu 12 prêmios. A novela "Renascer" ganhou melhor novela, melhor ator, para Antonio Fagundes, revelação masculina, para Jackson Antunes, e ator e atriz coadjuvantes, para Osmar Prado e Regina Dourado.
Glória Pires foi a melhor atriz por "Mulheres de Areia".
O grande prêmio da crítica para música erudita foi para o maestro Eleazar de Carvalho; melhor obra sinfônica, para Amaral Vieira. A pianista Marina Brandão foi a melhor recitalista.
Na dança, o grande prêmio da crítica foi para o espetáculo "Nazareth", coreografia de Rodrigo Pederneiras para o Grupo Corpo. O bailarino revelação, Agnaldo Bueno, e a melhor bailarina, Miriam Druwe, se apresentaram durante a cerimônia de entrega.
Nas artes visuais, o grande prêmio da crítica foi para Arthur Luiz Piza. Melhor pintura, escultura e fotografia foram, respectivamente, para Sônia Von Brusky, Nelson Felix e o evento "Mês Internacional da Fotografia".
Literatura, incluindo a infanto-juvenil, ficou com 16 troféus. A melhor ficção foi para Joyce Cavalcante por "Inimigas Íntimas" e a melhor poesia para Carlito Azevedo por "As Banhistas".
Mauro Salles, 61, recebeu o prêmio de revelação por seu livro "O Gesto", junto com Hélio Povoas Jr., por "Sinto Muito".
Cinco prêmios foram destinados ao rádio. Musical ficou com o "Especial Vinicius de Moraes", da Cultura AM. Jornalismo para a CBN. Esportivo para a Globo e melhor FM para a Musical.

Texto Anterior: Lojas embarcam na moda do futebol
Próximo Texto: Bomba! Sargentelli contrata o mulato FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.