São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sergipe inaugura mais um "forródromo"

EUGÊNIO NASCIMENTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARACAJU (SE)

Sergipe inaugura mais um "forródromo"
Xaxado, baião e xote podem ser dançados em Aracaju, Areia Branca e Estância, que também ganha um 'fogódromo'
O toque do xaxado, do baião e do xote nas emissoras de rádio de Estância (68 km a sudoeste de Aracaju, em Sergipe) já anuncia a chegada do período junino.
Mas a cidade vive um clima de expectativa. É que no dia 23 ela inaugura o maior "forródromo" do Estado, com 60 mil m2 –o equivalente a quatro quintos da área do estádio do Maracanã.
O "forródromo" de Estância será maior que o de Areia Branca (50 mil m2). As duas cidades, junto com Aracaju, realizam as três maiores festas juninas do Estado.
Em Estância e Areia Branca, as festas começaram anteontem. Em Aracaju, no último dia 27. O encerramento será nos dias 30 de junho (Areia Branca) e 2 de julho (Estância e Aracaju).
A cada ano, o Estado registra um crescimento no número de turistas durante o período das festas juninas. Segundo estimativa da Emsetur (Empresa Sergipana de Turismo), dos 250 mil turistas que visitarão Sergipe em junho, 120 mil participarão das festas.
Estância
Além do "forródromo", as grandes atrações de Estância são os barcos de fogos de artifício (a previsão é que 4,5 toneladas de fogos sejam queimados este ano) e as "guerras de espadas".
Como a "guerra de espadas" (buscapés que não explodem, mas queimam) é considerada muito perigosa, a cidade construiu um "fogódromo" (área com telas de aço onde serão feitas exibições), que também inaugura no dia 23.
Nos anos anteriores, a "guerra de espadas" acontecia em uma praça no centro da cidade. "Já não há mais riscos", diz o secretário de Cultura do município, Misael Dantas. O fogódromo tem arquibancadas para o público.
Os moradores de Estância participam de três concursos juninos: decoração de ruas, rua mais animada e melhor comida típica.
O milho é a base da preparação de diversos pratos. Também, nesta época, se consomem muito amendoim, laranja e licores, vendidos em bares e barracas.
Areia Branca
Areia Branca (35 km a oeste de Aracaju) pretende reunir cerca de 50 mil pessoas nos dias de maior movimento. As festas no "forródromo" começaram anteontem e só devem terminar no dia 30, quando acontece a tradicional "Comunhão do Forró".
Trata-se de um café da manhã servido aos turistas numa mesa de cerca de 70 metros. No cardápio, carne-de-sol, macaxeira, inhame, batata-doce, ovos, queijo, leite, cuscuz, canjica, pamonha, bolos e milho (cozido e assado).
A festa termina com os participantes cantando a oração de São Francisco de Assis.
Aracaju
Em Aracaju, a Prefeitura organizou mais uma edição do Forrocaju, que são bailes populares diários na praça Fausto Cardoso (centro), sempre no final da tarde.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Carlos Roberto da Silva, neste ano o Forrocaju terá uma atração à parte.
No Parque da Sementeira (zona sul), vão acontecer vaquejadas, corridas hípicas, missa do vaqueiro e cavalgadas pelas ruas da cidade. Os bailes populares devem reunir em média 60 mil pessoas nos finais de semana.

Texto Anterior: Cidade tem clima frio
Próximo Texto: Caruaru vira capital do forró pernambucano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.