São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 1994
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Ministro decide retomar construção da Norte-Sul

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro dos Transportes, Bayma Denys, vai retomar a construção da ferrovia Norte-Sul, com recursos de US$ 18,2 milhões previstos no projeto orçamentário de 94, utilizando o Batalhão de Engenharia do Exército.
Denys, general-de-Exército e ex-chefe do Gabinete Militar (governo Sarney), disse à Folha que remanejou verbas orçamentárias em favor da Norte-Sul para estimular o setor ferroviário e facilitar o escoamento de grãos do cerrado.
"Procurei sinalizar o setor ferroviário com o projeto da Norte- Sul, importante para o escoamento de grãos na região. Botei com autoridade de ministro. Não falei com políticos", afirmou Denys.
A verba destinada à ferrovia Norte-Sul aumentou de US$ 132 mil para US$ 18,2 milhões, entre a primeira versão e a última do projeto do Orçamento de 94 enviado pelo governo ao Congresso.
A mudança ocorreu simultaneamente às articulações do senador José Sarney (PMDB–AP) para apoiar o candidato da aliança PSDB-PFL-PTB ao Planalto, o ex-ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.
O projeto da ferrovia Norte-Sul foi criado no governo Sarney. Abrange 1.580 quilômetros ligando Goiás a Açailândia, no Maranhão, base eleitoral do senador.
Na época, a construção foi avaliada em US$ 2,5 bilhões –quantia equivalente ao lucro da General Motors brasileira em 93.
"Depois que viabilizei a ferrovia, disse ao presidente Sarney que ela estava sendo viabilizada. Não falei com ele antes", disse Denys. Ele nega a retomada das obras por influência de Sarney e FHC.
Uma das primeira viagens de Bayma Denys assim que assumiu o comando do Ministério dos Transportes foi ao Maranhão, para visitar o porto de Itaqui (MA).
Segundo ele, a ferrovia Norte-Sul será "importante para escoar a safra de grãos dos cerrados" pelo porto de Itaqui.
"Estou aqui como técnico e não como político. Faço programa técnico, mas procurando pesar o papel um pouco para a ferrovia, a hidrovia e muito mais a rodovia", comentou Denys.
A primeira concorrência para construir a Norte-Sul, em 87, foi anulada após denúncia de fraude feita pela Folha (veja box acima).
Nova concorrência foi realizada. Em abril de 89, Sarney inaugurou o único trecho da ferrovia construído até hoje, entre Açailândia e Imperatriz (MA), de 107 km.
No mesmo ano, as obras foram paralisadas por falta de recursos.

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