São Paulo, sábado, 4 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rendimento nominal será decrescente a partir do dia 1º

DA REDAÇÃO

As contas de caderneta de poupança terão rendimento nominal decrescente a partir do dia 1º de julho, como se pode ver no gráfico ao lado.
Os percentuais do gráfico são estimados. Agora, o cálculo da TR (Taxa Referencial) baseia-se nos juros do CDI (negócios diários entre bancos). Não se tem idéia exata de como eles vão evoluir até o final deste mês e muito menos em julho.
A TR é o resultado dos índices diários acumulados entre os aniversários da conta de poupança. O Banco Central faz a média do CDI de 20 bancos e aplica um redutor de 1,2% para chegar à TR. A poupança rende a TR e os juros de 0,5% ao mês.
Queda do rendimento nominal não significa prejuízo para o investidor. É que, a partir de 1º de julho, com a troca da moeda, a inflação deverá despencar.
Uma conta de poupança entre 15 de junho e 15 de julho, por exemplo, vai refletir uma quinzena de juros numa inflação alta e outra numa inflação baixa. O CDI de 30 de junho já será mais baixo.

Texto Anterior: Valor das exportações cresce 125,7 % no 1º quadrimestre
Próximo Texto: Wal-Mart confirma a associação com a rede Lojas Americanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.