São Paulo, sábado, 4 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regra 15

Em uma situação hipotética, um jogador vai arremessar um lateral e um adversário fica à sua frente, tentando dificultar a cobrança. A partida está perto de seu final e o jogador que tem o arremesso lateral está perdendo. Irritado com a atitude, ele deixa a bola de lado e agride o adversário. O árbitro da partida expulsa o agressor e adverte com cartão amarelo o agredido. Depois, manda o lateral ser cobrado novamente pelo time do jogador que agrediu o adversário.

Pergunta - O árbitro agiu corretamente?

Resposta - Sim. Algumas questões pertinentes sobre a regra 15 do futebol ("Arremesso Lateral") foram submetidas à Fifa e entre elas constava o exemplo mencionado. A pergunta era: "se um jogador, antes de arremessar um lateral, atinge um adversário com um pontapé, o que o árbitro deve fazer?" A Fifa manda expulsar o faltoso de campo e recomeçar o jogo com arremesso lateral. Além disso, a International Board (entitade que rege as leis do futebol) determina em seu item número 3 "que se um ou mais jogadores da equipe contrária movimentar-se ou gesticular de forma intencional, para impedir ou perturbar o executor do lateral, tal atitude será considerada como conduta incoveniente e o jogador ou jogadores culpados deverão ser advertidos". Foi o que fez o árbitro no exemplo acima, advertindo com cartão amarelo o atleta que tentava retardar o arremesso lateral.

Regra 16
Em outra situação hipotética, o goleiro do time A, durante a partida, bate um tiro de meta e a bola entra no gol do time B, sem tocar em ninguém. O árbitro da partida anula o gol.

Pergunta - A determinação da arbitragem foi correta?

Resposta - Sim. A lei 16 do futebol ("Tiro de Meta") é claríssima: "Do tiro de meta não se pode marcar um gol diretamente". Em outras palavras, se um goleiro fizer um gol a partir de um tiro de meta, o árbitro deverá marcar tiro de meta para o time do goleiro que sofreu o gol. O gol só vai valer se, depois que o goleiro bateu o tiro de meta, a bola tocar em um outro jogador qualquer, seja do time A ou do B.

Texto Anterior: Atrapalhar uma cobrança de lateral é infração no futebol
Próximo Texto: Futebol tem uma história antiga nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.