São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Burle Marx morre no Rio aos 84 anos

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O paisagista Roberto Burle Marx, 84, morreu ontem às 0h35, em consequência de uma embolia pulmonar. Ele estava em seu sítio, em Barra de Guaratiba (zona oeste do Rio), onde morava.
Burle Marx tinha um câncer na região abdominal. O câncer foi descoberto em fevereiro passado, quando ele se submeteu a uma cirurgia de vesícula.
Burle Marx passou os últimos meses tomando medicamentos contra o câncer. Ele foi acompanhado pelo clínico geral Fábio Jucá.
Roberto Burle Marx foi velado ontem em seu ateliê no sítio. O enterro estava marcado para as 16h, no cemitério da Ilha de Guaratiba (zona oeste).
O paisagista era solteiro e faria 85 anos no dia 4 de agosto. Ele morava com amigos e funcionários no sítio.
Moacir Bastos, amigo de Burle Marx, disse que o paisagista morreu dormindo. Ele contou que Marx havia pedido para ser velado no ateliê e enterrado em Guaratiba.
Segundo Bastos, Burle Marx passou bem a sexta-feira. Ele disse que o paisagista não teve dores e ficou pintando e arrumando o ateliê.
"Concluir esse ateliê era o grande desejo dele", afirmou Bastos. Segundo ele, Burle Marx mandou construir o ateliê para guardar seus quadros e livros.
O ateliê foi decorado com a coleção de palmeiras de Burle Marx, que ele dizia ser a mais completa do Brasil. São 300 tipos de palmeiras, de todos os formatos.
Burle Marx morava há mais de 50 anos no sítio em Barra de Guaratiba. Há cinco anos o paisagista doou o sítio à Fundação Pró-Memória. A entidade, ligada ao governo federal, cuida da preservação do patrimônio histórico nacional.
O sítio transformou-se então em sede da Fundação Burle Marx. O próprio paisagista dirigia a entidade, que cuidava da preservação de espécies vegetais raras. O sítio de Burle Marx tinha 3.000 espécies de plantas.
Moacir Bastos disse ainda que vários projetos de jardinagem de Burle Marx estão sendo realizados no exterior. O maior deles é um jardim em Kuala Lumpur, na Malásia.
Outros jardins do paisagista estão em construção em Berlim, na Alemanha, e na frente de uma sinagoga em Jerusalém.
Bastos disse ainda que já está em realização um projeto de Burle Marx para o centro de Miami, nos Estados Unidos.

Texto Anterior: Da Sucursal do Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.