São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O desembarque do século

DA REDAÇÃO

Maior operação aeronaval da história, o desembarque dos aliados na Normandia, no norte da França, sepultou definitivamente as ambições de Adolf Hitler de dirigir o }Reich de mil anos. Em 6 de junho de 1944, 155 mil soldados americanos, britânicos, canadenses, franceses e de vários países ocupados pelos alemães foram transportados por 1.200 navios de guerra através do canal da Mancha.
Esta semana, a Normandia está recebendo veteranos da guerra, além de chefes de Estado e governo dos aliados da época. Museus na Normandia e na Bretanha guardam a memória do Dia D –termo incorporado ao vocabulário militar significando o dia de um ataque.
Sua complexidade e criatividade fazem dela não só a maior, mas uma das mais impressionantes operações militares da história. O impacto do desembarque acelerou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. Na frente oriental, as tropas soviéticas avançavam rumo a Berlim enfrentando forças três vezes maiores do que as que Hitler mantinha na França. Uma derrota aliada na Normandia teria permitido aos alemães enviar mais soldados para leste.
Já uma demora maior na abertura da }segunda frente contra os nazistas teria permitido ao ditador soviético Josef Stálin avançar muito além do Elba e descer a }cortina de ferro mais a oeste.
O sucesso do Dia D foi meticulosamente planejado. Um contingente-fantasma foi fabricado para convencer os alemães de que a invasão seria em Calais e não na Normandia. Tanques de borracha, aviões de papelão e navios falsos foram postos diante de Calais. O }contingente comandado pelo general Patton continuou a postos, para convencer os alemães de que nova invasão era iminente.
O despiste contou com ajuda da imprensa. }Ganhar a guerra é mais importante do que noticiá-la, disse Paul White, diretor da rádio CBS, a mais ouvida nos Estados Unidos durante a guerra.
Apesar do planejamento, o comando aliado não tinha certeza do sucesso do desembarque. O comandante supremo, general Dwight Eisenhower, um descendente de alemães, chegou a preparar uma carta de renúncia, para o caso de a operação fracassar.
Morreram 37 mil soldados aliados na invasão da Normandia. Alguns dos objetivos do primeiro dia, como a cidade de Caen, custaram várias semanas de combates. A guerra na Europa ainda duraria 11 meses. O Alto Comando alemão se rendeu em 7 de maio de 1945. O próprio Hitler havia se suicidado oito dias antes.
A derrota alemã revelaria ao mundo os campos de extermínio onde milhões de pessoas foram sistematicamente massacradas. Ao fim de quase seis anos, 45 milhões de civis e militares morreram na Segunda Guerra Mundial.

Texto Anterior: Operação antecipou fim da guerra
Próximo Texto: Churchill; Roosevelt; Eisenhower; Montgomery; Bradley; Patton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.