São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Bonecos e atores contam a vida de Mozart

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA "FOLHINHA"

Está em cartaz novamente em São Paulo o espetáculo com bonecos "Mozart Moments", que conta a vida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 -1791).
O trabalho tem a direção de Luiz André Cherubini e é apresentado pelo grupo carioca de teatro Sobrevento, especialista em teatro de bonecos e de animação.
Na peça, o grupo usa a técnica japonesa de manipulação "bunraku". A qualidade profissional dos atores-manipuladores é inquestionável.
Os bonecos são movimentados com perfeição. Os personagens deslizam no pequeno palco, montado sobre a tampa de uma carroça.
Tudo é plasticamente bonito. A carroça se soma ao figurino para criar uma atmosfera antiga que atrai o público infantil, pouco exposto habitualmente a reconstituições históricas.
Os atores estão vestidos de branco, com roupas de época e perucas, também brancas, com penteados característicos, que se vêem nas pinturas do século 18.
O ambiente –o jardim e a varanda do Museu da Casa Brasileira– ajuda a contar a história. A peça começa com um passeio, guiado pelos três manipuladores, da entrada do teatro ao local do espetáculo.
Ao som de Mozart, o público atravessa o jardim e faz uma parada no centro para a leitura de um cartaz com datas marcantes da vida do músico.
Então segue com os atores até a varanda do museu, transformada em teatro. Os atores instalam a carroça e dão início ao enredo.
É pena que desse momento em diante o espectador se depare com clichês destituídos de importância, ou pelo menos pouco curiosos, sobre a vida e a obra do compositor.
A trama descreve quase que o tempo todo a relação de Mozart com sua mulher, Constanze. Ao tratar da infância do músico, limita-se ao relato verbal de sua atuação como menino prodígio.
A infância de Mozart, sua relação com a irmã (apelidada de Nannerl), companheira de brincadeiras, sequer é mencionada.
A peça não explora também as viagens dos Mozart, na infância e juventude do compositor, para apresentação em cortes e palácios, ou a forma como ele estudava e compunha suas peças musicais quando criança.
Esses seriam aspectos mais apropriados, ou ao menos mais próximos do espectador ao qual é dirigido o espetáculo.

Peça: Mozart Moments
Direção: Luiz André Cherubini
Elenco: Sandra Vargas, Miguel Velhinho e Luiz André Cherubini
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 774, tel. 011/210-2564)
Quando: sábados e domingos, às 16h
Quanto: CR$ 5.800,00

Próximo Texto: Pianista brasileiro faz apresentação no Municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.