São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton e Major comemoram Dia D

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente norte-americano, Bill Clinton, e o premiê britânico, John Major, abriram ontem em Cambridge (Reino Unido) as cerimônias pelos 50 anos do Dia D.
Eles visitaram o cemitério norte-americano, onde estão 3.812 soldados mortos na invasão. Em seu discurso, Clinton homenageou os dias em que "ianques e britânicos trabalharam juntos, como em uma família".
No dia 6 de junho de 1944, forças aliadas invadiram por mar e ar a Normandia (costa noroeste da França). A ofensiva militar levou à derrota da Alemanha e ao fim da Segunda Guerra Mundial.
Clinton disse em Cambridge que, um ano após do Dia D, a liberdade já tinha alcançado a Europa ocidental. Na Europa oriental, porém, ela teria demorado outros 44 anos, segundo o presidente norte-americano.
O primeiro-ministro britânico disse que "os povos da Europa devem sua liberdade e sua paz para aqueles que são homenageados este fim-de-semana, tantos os vivos como os tombados".
"A América deu à Inglaterra uma infusão de armas, homens e material. Os britânicos deram a nossas tropas o sentimento de que não estavam tão longe de casa, afinal. Os britânicos deram-nos inspiração; os americanos deram, em troca, esperança", disse o presidente norte-americano.
Além da cerimônia em Cambridge, Clinton e Major mantiveram também conversações sobre a Irlanda do Norte e Bósnia. O encontro foi na casa de campo do premiê em Chequers (a noroeste de Londres).
Os dois governantes participaram à noite de um banquete comemorativo oferecido pela rainha Elizabeth 2ª. A cerimônia foi realizada a bordo do iate real Britannia, ao largo da cidade de Portsmouth (costa sul da Inglaterra).

LEIA MAIS sobre o Dia D na pág. 3 e no caderno especial Dia D 50 Anos

Texto Anterior: Kuait condena à morte 6 do complô anti-Bush; Clinton quer sanções contra a Coréia; Mortos no maremoto da Indonésia são 173
Próximo Texto: Alemão presta sua homenagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.