São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De Sica ou Rossellini?

INÁCIO ARAÚJO
DE SICA OU ROSSELLINI?

Em tempos mais radicais, a disputa era certa, em matéria de cinema italiano: De Sica ou Rossellini. Hoje em dia, a visão de "Ladrões de Bicicletas" (sábado), e "Alemanha, Ano Zero" (domingo, 23h30), ambos na Cultura, pode servir para tirar dúvidas. Mas também pode servir para constatar que o mundo tem lugar para os dois. O olhar terno, social e mais imediato de De Sica sobre a Itália do pós-guerra pode perder em complexidade, rigor e espiritualidade, em invenção e obsessão pela verdade –atributos em que Rossellini é quase imbatível. Mas os dois filmes são dotados de uma força impressionante. A Alemanha destruída, do filme de Rossellini, ou a Itália em crise, em De Sica, são momentos em que o cinema foi uma arte grande. (IA)

LADRÕES DE BICICLETAS (Ladri di Biciclette). Itália, 1948, 90 min. Direção: Vittorio De Sica. Com Lamberto Maggiorani, Lianella Carelli, Enzo Staiola. Na Cultura.

Texto Anterior: A mulher que sabe certo
Próximo Texto: Téo descobre plano de Diná e sai de casa; Cassi consegue garfar herança de Bentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.