São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como checar o nível do óleo

DA REPORTAGEM LOCAL

A manutenção do nível correto e a troca do óleo no prazo determinado pelo fabricante ajuda a prolongar a vida útil do motor.
Cheque o nível do lubrificante semanalmente e antes de viajar. A verificação deve ser feita em local plano, com o motor aquecido.
Desligue o carro e deixe o motor parado por dois minutos, tempo suficiente para que o óleo em circulação retorne ao cárter.
A marca do lubrificante deve ficar entre os níveis máximo e mínimo da vareta, considerada ideal.
As medições feitas nos postos, durante o abastecimento, são muito rápidas e frequentemente apontam um nível abaixo do real.
Use sempre os mesmos tipo e marca de lubrificante. Evite misturar óleos de composição e características diferentes.
A mistura forma uma espécie de goma no cárter, que prejudica o funcionamento da bomba de óleo e a lubrificação do motor.
Completar o óleo usado com óleo novo também não é aconselhável, pois altera a viscosidade.
O uso de aditivos em óleos especiais é dispensável, já que estes possuem detergentes que limpam as partes móveis do motor.
Em geral, o consumo normal é de, no máximo, um litro para cada 1.000 km rodados, dependendo do ano e do modelo do carro.
Prefira óleos multiviscosos, que variam de densidade de acordo com a temperatura de operação.
Sempre que for completar o óleo acompanhe o trabalho do frentista para que o lubrificante não ultrapasse o nível máximo.
O óleo em excesso provoca uma série de problemas.
O lubrificante vaza, sobe pelo respiro, molha o filtro, entope o carburador e pode apagar as velas, provocando falhas no motor.

Texto Anterior: Spray impermeabiliza bancos
Próximo Texto: Saiba usar corretamente o cinto de segurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.