São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denúncias criam foco de tensão na fronteira

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Denúncias de desaparecimento e espancamento de garimpeiros brasileiros instalaram novo foco de tensão na fronteira entre Brasil e Venezuela. Há cinco anos ocorrem incidentes na fronteira envolvendo garimpeiros.
Segundo ele, o desaparecimento ocorreu depois de ataques de aviões da Guarda Nacional da Venezuela a pistas de pouso clandestinas construídas em território venezuelano.
O primeiro ataque teria ocorrido em 9 de maio na pista do Taboca. Nesse dia, o garimpeiro Claodeorelo Aparecido Ravazzi, 29, teria sido baleado pelo Exército venezuelano e desaparecido.
Dois dias depois, a Guarda Nacional teria destruído a pista do Dicão e levado presos os garimpeiros Pintado e Francisco Pereira de Souza, o Macuxi.
A operação da Guarda Nacional da Venezuela de destruição das pistas de pouso usadas por garimpeiros é oficial e feita com o conhecimento do Comando Militar da Amazônia e do Itamaraty.
O Comando da 5ª Divisão de Infantaria de Selva do Exército venezuelano informou em abril o Exército brasileiro sobre suas investidas contra garimpeiros sediados irregularmente em seu território.
O Comando Militar da Amazônia divulgou nota oficial à imprensa na qual informava ter conhecimento das ações.
No último dia 22, a cozinheira Sueli Gomes da Silva contou à Folha que esteve presa com dois dos garimpeiros desaparecidos.
Ela afirmou que foi espancada por soldados da Guarda Nacional venezuelana e que os garimpeiros Ravazzi e Souza foram torturados.
Altino Machado acredita que poderá haver reação dos garimpeiros.
O deputado venezuelano Walter Marques disse que os garimpeiros "estão perturbando e criando conflito entre o Brasil e a Venezuela".
Ele é presidente do Conselho de Direitos Humanos da Venezuela.
O Itamaraty também avalia que o problema não provocou estremecimento no relacionamento entre Brasil e Venezuela.

Texto Anterior: Incidentes chegam à Colômbia
Próximo Texto: 'Progressistas' e 'conservadores' terão espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.