São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira a seleção dos colunistas da Copa 94

DA REDAÇÃO

A Folha publica a partir desta semana os textos dos colunistas que vão participar da cobertura da Copa do Mundo dos EUA.
Jornalistas, técnicos de futebol e convidados especiais oferecerão ao público informações e análises sobre os jogos do Mundial, apoiados pelos números e estatísticas fornecidos pelo instituto Datafolha.
Copa 94 trará, em sua página 3, os textos exclusivos de dois dos maiores técnicos do futebol mundial ainda em atividade.
Telê Santana, 62, bicampeão mundial de clubes pelo São Paulo em 92 e 93, fará sua estréia no próximo dia 14.
O treinador brasileiro escreverá cinco colunas semanais. Nelas, vai analisar, entre outros aspectos, o esquema tático adotado pela seleção brasileira, as medidas tomadas pela comissão técnica, mas, como ele mesmo afirma "sem fazer quaisquer sugestões e sem entrar em detalhes sobre quais jogadores devem ser substituídos".
O técnico holandês Johan Cruyff, 47, vice-campeão mundial no ano passado, e tetracampeão espanhol pelo Barcelona, inaugura no dia 17 a sua coluna diária.
Cruyff, um defensor do futebol ofensivo, que já vem escrevendo na Folha três colunas semanais, fará comentários exclusivos sobre as seleções favoritas ao título, as surpresas, os jogadores.
Em todos os artigos, a visão de quem não esconde a opção pelo lado estético e espetacular do esporte, com análises sobre o porquê da preferência atual da maioria dos treinadores pelo futebol defensivo.
A página 2 vai abrigar diariamente texto do editor-executivo da Folha, Matinas Suzuki Jr., que já assina coluna três vezes por semana no caderno Esporte.
Suzuki Jr. fará uma verdadeira maratona aérea para assistir e comentar as principais partidas do Mundial dos EUA.
A tarefa de analisar o desempenho da seleção brasileira ficará por conta do jornalista Alberto Helena Jr., que vai acompanhar a equipe de Carlos Alberto Parreira em todos os seus deslocamentos pelos EUA.
Com uma coluna em Esporte desde 1993, Helena Jr., que tem escrito diariamente desde que a seleção chegou à Califórnia, fará, além da coluna, entrevistas exclusivas. Os artigos de Helena Jr. serão publicados ao lado do noticiário do time do Brasil.
Também estréiam no dia 17 outros três colunistas da Folha, que ficarão sediados em San Francisco.
Os torcedores mais famosos, o que fazem, usam, aonde vão e o estilo de vida de quem acompanha a Copa nos EUA darão o tom da coluna diária de Joyce Pascowitch.
O humor e a irreverência ficam por conta de José Simão, que vai analisar a Copa com o mesmo tom irônico que adota para criticar a TV em sua coluna diária na Ilustrada.
Já os artigos do jornalista norte-americano David Drew Zing, que admite entender "de futebol tanto quanto de equações algébricas", vão mostrar o lado de quem desconhece o esporte, temperados com bom humor.
Em São Paulo, os músicos Nando Reis e Marcelo Fromer, da banda de rock Titãs, escreverão, a partir do início dos jogos da Copa do Mundo, três textos por semana (aos sábados, domingos e segundas-feiras).
Nesse período, a dupla interrompe a coluna semanal "Minuto de Silêncio" (que volta a ser publicada em Esporte após o fim da Copa).
A Folha também terá a colaboração do jornalista Ruy Castro, autor de "O Anjo Pornográfico", biografia do dramaturgo Nelson Rodrigues, e "Chega de Saudade", sobre o movimento musical da Bossa Nova.

Texto Anterior: Jornalistas vão aos EUA sob protesto contra Comitê
Próximo Texto: Novo sistema digital dá velocidade à edição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.