São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

PF apreende 7 t de coca em Palmas

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Federal (PF) apreendeu ontem sete toneladas de cocaína pura e 20 toneladas de tabaco em uma fazenda clandestina em Guaraí (TO) (a 230 km de Palmas). Foi a maior apreensão registrada na América Latina.
Sete pessoas da quadrilha de traficantes, ligada ao Cartel de cali, na Colômbia, foram presas, inclusive o proprietário da fazenda. Até as 22h de ontem os nomes dos traficantes eram mantidos em sigilo pela PF.
Foram apreendidos fuzis AR-15 e AR-16 –usadas por atiradores de elite do Exército–, revólveres calibre 38 e 45 e granadas.
Três seguranças escaparam. Houve troca de tiros entre a PF e os traficantes. Um dos traficantes tentou atirar uma granada nos policiais, mas foi atingido no peito.
Há quatro meses, agentes federais investigavam o tráfico de drogas no Estado. A PF foi informada sobre uma fazenda em Guaraí com grande fluxo de jatinhos e caminhões fretados.
A informação foi suficiente para despertar a suspeita da polícia. Um esquema de vigilância foi montado à porta da fazenda. Ontem, por volta das 7h, agentes bloquearam a passagem de dois caminhões que saíam da fazenda. Os motoristas tentaram desviar da barreira mas foram presos.
A polícia encontrou contêineres de madeira lacrados. Seriam despachados para os EUA em um navio. A mercadoria deixaria o país pelo porto de Santos (SP).
Dentro dos containers havia sacos de cocaína escondidos entre pacotes de tabaco.
A PF decidiu invadir a fazenda. No galpão onde a droga era empacotada estavam oito homens. Três mexiam com a cocaína e o resto fazia a segurança.
Estavam armados com fuzis, metralhadoras e granadas. Até então, não haviam percebido o movimento dos policiais. Assim que viram os policiais, tentaram fugir.
Houve troca de tiros. Um segurança ia lançar uma granada nos policiais mas foi baleado no peito.
Três pessoas conseguiram escapar. A polícia está procurando os traficantes por todo o Estado.
O galpão estocava cerca de sete toneladas de cocaína pura e outras 20 toneladas de tabaco. A droga era produzida na Colômbia e transportada até a fazenda em jatinhos, segundo um segurança preso.
O tabaco vinha do Rio Grande do Sul. Servia apenas para disfarçar a cocaína. Até agora não se sabe para onde seria levada a droga.
Os traficantes estão presos em uma delegacia de Palmas, aguardando transferência para Brasília.

Próximo Texto: Volume é o terceiro do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.