São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
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Globo não mostra anúncio de cerveja

Guerra comercial prejudica imagem

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV Globo transmitiu o jogo de ontem da seleção brasileira procurando não mostrar as placas de publicidade que estavam junto à lateral do campo. O objetivo seria "esconder" a propaganda da cerveja Brahma.
Os lances disputados na lateral do campo (parte de cima da tela do televisor) eram enquadrados parcialmente. A imagem ia apenas até a linha lateral. Os jogadores naquela faixa do campo apareciam cortados na cintura.
A emissora alegou um problema técnico. Segundo o departamento de esporte, havia centelhamento na parte superior da imagem.
Centelhamento é uma variação no sinal de vídeo, que prejudica a imagem. A Globo teria então optado por fechar a imagem, cortando a parte defeituosa.
Essa versão contrasta com a do coordenador de imagem Antonio Barcelo. Pouco antes do final da partida, ele afirmou à Folha que a emissora não sabia o que estava acontecendo. "O problema vem do Canadá. Estamos tentando resolver isso", disse.
Logo após o final da partida, outro coordenador de imagem, João Luis Ribeiro, disse que não podia especular sobre as causas do problema. "Não conseguimos falar com o Canadá", afirmou.
A TV Bandeirantes, que também transmitiu o jogo e mostrou as placas de publicidade, não teve problemas de imagem nem de contato com a equipe no Canadá.
Um outra pessoa do departamento de eventos esportivos da Globo, ouvida pela Folha, e que não quis se identificar, afirmou que houve uma determinação da direção de fechar as imagens, isto é, concentrar no lance de jogo.
A ordem seria não mostrar placas comerciais não veiculadas pelo departamento comercial da emissora. Os patrocinadores dos jogos da seleção estariam reclamando.
A Brahma tinha placas de publicidade na parte da imagem cortada pela emissora. A Kaiser patrocina os jogos do Brasil na Globo. Na Bandeirantes, é a Antarctica.
A medida seria uma reação à agressiva campanha da Brahma, que tem ocupado os estádios com publicidade.
Segundo o Datafolha, na partida entre Brasil e Paris Saint-German, em 20 de abril, a Brahma apareceu durante 34 minutos e 46 segundos na Globo. A Kaiser, patrocinadora oficial da transmissão, apareceu somente 1 minuto e 41 segundos.

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