São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Líder do partido nega apoio a North

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O líder do Partido Republicano no Senado, Bob Dole, e o ex-presidente Gerald Ford se recusaram a apoiar a candidatura do ex-coronel Oliver North para o Senado dos Estados Unidos pelo Estado de Virgínia, costa leste do país.
North, 51, foi escolhido no fim-de-semana pela convenção estadual do Partido Republicano para disputar nas eleições de novembro a vaga em poder de Charles Robb, do Partido Democrata.
Ele foi vice-diretor do Conselho Nacional de Segurança de 1981 a 1986, no governo de Ronald Reagan, quando coordenou a operação Irã-Contras, um dos maiores escândalos políticos dos EUA nos últimos 20 anos.
O esquema consistia na venda de armas norte-americanas para o Irã com o objetivo de liberar cidadãos dos EUA em poder dos iranianos e o desvio do dinheiro apurado para a guerrilha dos contras na Nicarágua.
Na época, estavam em vigor leis votadas pelo Congresso que proibiam o governo dos EUA de tanto fornecer armas para o Irã quanto financiar a guerrilha contra o governo sandinista na Nicarágua.
North foi ouvido sobre o caso por comissão parlamentar de inquérito no Senado em 1986. Em 1989, quando foi julgado pela justiça federal, ele admitiu ter mentido em seus depoimentos ao Congresso.
Uma corte federal condenou North a pagar multa de US$ 150 mil, passar três anos em liberdade condicional e prestar 1.200 horas de serviços comunitários. Mas ele conseguiu anular a sentença em recurso a instância superior.
O promotor independente Lawrence Walsh inidiciou outras 13 pessoas além de North pelo caso Irã-Contras.
Só quatro, de escalões inferiores, foram condenadas e cumpriram pena. O ex-assessor de segurança nacional de Reagan, John Poindexter, como North, ganhou recurso contra sua condenação.
Reagan apoiou na convenção republicana de Virginia o ex-diretor de orçamento de seu governo, Jim Miller, que teve 45% dos votos contra os 55% de North.
O ex-presidente, em raro pronunciamento político, chamou North de "mentiroso".
Os republicanos contrários a North, inclusive Dole, avaliam a possibilidade de apoiar a candidatura independente de Marshall Coleman, ex-procurador-geral do Estado de Virginia.
Se o senador Robb vencer, como se antecipa, a primária de seu partido na semana que vem, seu arqui-inimigo, o ex-governador Douglas Wilder, também pode se candidatar como independente.

Próximo Texto: Divulgada foto da filha de Stephanie; Inflação russa é a mais baixa desde 92; Israel negocia com a Jordânia; Menem quer o fim do aborto; Cardenas recebe ameaça de morte; Polícia acha bomba no sul da Inglaterra; Tailândia inicia teste de vacina contra Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.