São Paulo, quinta-feira, 9 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casarão em Copacabana vai a leilão hoje

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O casarão que pertenceu ao casal de socialites Carlos Eduardo (Didu) e Tereza de Souza Campos vai hoje a leilão em Copacabana (zona sul do Rio), com lance inicial de US$ 600 mil.
O imóvel não tem mais o brilho da época em que pertenceu ao casal. Reformas desfiguraram a casa original. Não existe mais, por exemplo, o pequeno lago com fonte e cascata de água natural a céu aberto contíguo ao salão principal.
Hoje, um pequeno cano de plástico branco, com furinhos, simula uma cascata, despejando esguichos sobre um paredão de pedra, em área coberta com grades de ferro e treliça de madeira.
Mesmo assim, o imóvel ainda tem o chamariz de ser um dos últimos casarões de Copacabana. No alto da ladeira Mascarenhas de Moraes, fica também longe da poluição sonora do bairro.
Construída em 1944 pelo pai de Didu, o ex-diretor do Banco do Brasil Vilobaldo de Souza Campos, a casa tem quatro andares, 20 cômodos e hall em mármore Carrara.
Após a separação do casal, nos anos 70, foi vendida para o empresário Roberto Marinho. Ali morou seu filho Roberto Irineu, que vendeu a casa, em 82, para o advogado Celso Fonseca.
A filha do advogado, Patrícia Brown, 24, disse que com exceção dos três anos que morou no endereço, a casa nunca foi usada. Ficava fechada, sendo aberta esporadicamente para festas.
Agenciadora de obras de arte, Brown está leiloando também no espaço um Ford Bigode de 1929 (US$ 5,5 mil o lance mínimo) e 400 peças de arte –a maior parte do acervo da família.
Belle Époque
Didu e Tereza formavam um dos casais mais badalados dos anos 50 e 60. Amigos de colunistas sociais como Ibrahim Sued, foram apelidados de "casal 20".
Recebiam no casarão em Copacabana pessoas como o príncipe Ali Khan, que foi casado com a atriz Rita Hayworth, estrela do cinema americano.
Didu morreu em 86, aos 71 anos, no melhor estilo de um festeiro. Sua cunhada, Maria Cândida, lembra que ele chegou em casa de uma festa e se preparava para ir a um jantar festivo.
Sofreu um ataque cardíaco e morreu. À época, já estava separado de Tereza. Hoje, ela está casada com o príncipe João de Orleans e Bragança, da família imperial.

A casa pode ser visitada durante o dia. Informações (021) 255-3841

Texto Anterior: Assembléia mantém greve nas universidade
Próximo Texto: Leia o comunicado do Cruesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.