São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tremor em SP foi o mais intenso do país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA AGÊNCIA FOLHA

O tremor de terra que atingiu dez Estados brasileiros na noite de anteontem foi mais intenso em São Paulo, segundo o observatório sismológico da UnB (Universidade de Brasília). Não houve feridos e nenhuma localidade registrou prejuízos graves.
O tremor, com epicentro em Santa Rosa de Yacuma, a 300 km de La Paz, na Bolívia, atingiu 7,5 graus na escala Richter. No Brasil, às 21h37, foram registrados abalos de até 4 graus na escala Richter.
Segundo o chefe do observatório sismológico da UnB, José Alberto Veloso, a principal causa da propagação do terremoto boliviano foi sua alta intensidade e a grande profundidade (600 km abaixo da crosta terrestre).
As ondas do terremoto chegaram ao Brasil em menos de dez minutos. Atingiram o Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Acre, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso e também o Distrito Federal.
Segundo Veloso, a cidade de São Paulo sofreu mais o impacto por estar localizada em solo sedimentar não-consolidado.
A cidade do Rio de Janeiro não foi atingida. "O Rio está sobre rochas graníticas muito bem estruturadas", explicou Veloso.
No Distrito Federal, a intensidade dos tremores não ultrapassou 2 graus. A Infraero suspendeu os vôos por duas horas. Às 23h, o aeroporto internacional de Brasília voltou a funcionar normalmente.
O chefe do observatório da UnB, José Alberto Veloso, prevê mais abalos em território boliviano. Mas ele disse que os sismos não devem ser sentidos no Brasil.
Moradores de nove cidades do Paraná sentiram o tremor de terra. O Corpo de Bombeiros registrou 320 chamadas em todo o Estado.
Curitiba e Porto Alegre também foram atingidos. Em Belém, moradores de quatro edifícios no centro da cidade saíram às ruas com a roupa do corpo, deixando luzes e aparelhos ligados.
O tremor registrado em Salvador e Aracaju levou moradores a passarem a noite na porta dos edifícios, com medo de desabamentos.
Pelo menos 16 cidades dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia foram atingidas pelo tremor. Órgãos oficiais dos três Estados informaram que as ocorrências mais comuns foram de pessoas levadas aos hospitais com crise nervosa.

Texto Anterior: SP Litoral 1; SP Litoral 2; SP Interior 1; SP Interior 2
Próximo Texto: Terremoto gera pânico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.