São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espetáculo leva universo feminino ao palco

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Espetáculo: Illud Tempus
Autora e diretora: Jocy de Oliveira
Elenco: Marilena Bibas (atriz), Gabriela Geluda (soprano), Paulo Passos (clarineta), Paraguassú Abrahão (percussão) e Jocy de Oliveira (meios eletroacústicos)
Quando: estréia hoje, às 21h; de sexta a domingo, às 21h; até 26 de junho
Onde: teatro Sérgio Porto (r. Humaitá, 163, tel. 021/266-0896, Humaitá, zona sul)
Quanto: CR$ 7.000

O mundo feminino, cantado de forma fragmentada com textos míticos, sonhos e contos de fadas, compõe o espetáculo "Illud Tempus", de Jocy de Oliveira, que estréia hoje no Rio.
Compositora, pianista, escritora e artista multimídia, Oliveira montou uma peça em que a voz da atriz/cantora Marilena Bibas é o fio condutor que liga os quadros cênicos e musicais.
"Ela trabalha a voz como se fosse um instrumento musical", diz. Para Oliveira, sua nova montagem deve ser chamada de "teatro-música".
Mensagem feminina
Os textos fragmentados são realçados pela música de Jocy de Oliveira, tocada com instrumentos de percussão, sopro (um clarinete) e eletroacústicos (como sintetizadores).
"Illud Tempus" é a segunda peça da trilogia da artista iniciada com a ópera "Inori à Prostituta Sagrada", apresentada no Rio no ano passado.
Não há linearidade na forma como ela conta sua mensagem feminina. "Minhas coisas nunca são óbvias", afirma a diretora. Como pano de fundo, está "em jogo a questão do valor feminino que é esquecido".
Num espetáculo de 50 minutos, com apenas uma atriz/cantora e músicos, são abordados temas como "a difícil relação de mãe e filha". Alguns dos textos são de Oliveira.
Turnê
Existem também referências a textos dos evangelhos gnósticos, lendas, estórias dos índios ianomamis, sonhos de mulheres e contos de fadas analisados por psicanalistas junguianas.
Oliveira afirma que a peça começa, de certa forma, com um sentido "mais dramático, escuro". E se desenvolve até chegar a um final "quase tragicômico, uma coisa circense".
Após a série de apresentações no Rio, o espetáculo "Illud Tempus" irá para São Paulo, em agosto, depois Brasília e, finalmente, Estados Unidos.

Texto Anterior: Discos de vinil são cultuados em Londres
Próximo Texto: Rio Jazz Orchestra homenageia o compositor Count Basie em show
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.