São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enéas volta com proposta de intervenção na economia

EDNA DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

O cardiologista Enéas Ferreira Carneiro, 55, candidato do Prona (Partido da Reedificação da Ordem Nacional) à Presidência, pretende, se eleito, a decretar "estado de emergência econômica".
A proposta do candidato inclui a intervenção em oligopólios e monopólios, prisão aos que desrespeitarem o controle de preços que pretende estabelecer e redução das taxas de juros ao nível praticado no mercado internacional.
Enéas diz estar cansado de não ser levado a sério. Na eleição deste ano, ele vai ter no mínimo um minuto diário para explicar ao eleitor sua proposta de governo.
Em 89, tinha apenas 15 segundos para se apresentar. Dois deles eram consumidos com a frase "Meu nome é Enéas".
Ele fala rápido. Em um segundo consegue dizer entre três e quatro palavras e é capaz de elevar esta média. Em entrevista à Folha, perguntou quanto tempo tinha para cada resposta.
Na última eleição presidencial, teve 360.578 votos, superando outros dez candidatos.
Antes de entrar para a política em 89, Enéas se acostumou a estar entre os primeiros colocados.
Nascido em Rio Branco (AC), mas registrado nove anos depois em Belém (PA), Enéas mudou-se para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje, com 19 anos de idade para realizar o sonho de formar-se em medicina.
O pai dele, o barbeiro Eustáquio José Carneiro, funcionário da antiga Companhia de Navegação Costeira, morreu assim que a família chegou a Belém.
A mãe, Mina Ferreira Carneiro, morou com o filho médico antes de morrer logo após chegar ao Rio.
Para concretizar seu sonho, Enéas ingressou na Escola de Saúde do Exército, onde concluiu o curso de sargento e ao mesmo tempo ingressou na Faculdade Fluminense de Medicina.
No Vestibular, disputado por 755 pessoas, foi aprovado em primeiro lugar.
Enéas afirma que o estudo e a preocupação com a sobrevivência o afastaram, quando era estudante, de qualquer atividade política durante o regime militar.
Se tivesse participado de algum movimento na juventude, Enéas diz que seria um discípulo de Luiz Carlos Prestes (fundador do Partido Comunista Brasileiro).

Texto Anterior: Um mulato assanhado
Próximo Texto: "Sou o futuro presidente"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.