São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faculdade pára aulas para analisar MP

DA FOLHA ABCD

Erramos: 16/06/94

Diferentemente do que foi publicado, o preço da mensalidade do curso de jornalismo na Metodista é de 380 Ufirs, e não 380 URVs. Faculdade pára aulas para analisar MP
O Instituto Metodista de Ensino Superior, em São Bernardo (SP), decidiu ontem suspender as aulas até a próxima quarta-feira.
A medida tem por objetivo analisar, junto com as associações de pais, alunos e funcionários, as consequências na Metodista da MP do governo sobre mensalidades.
Segundo o diretor-geral da Metodista, Anísio Pereira, o instituto vai tentar um acordo com os pais para que as mensalidades continuem no patamar atual.
A medida publicada pelo governo na última quarta-feira determina a conversão das mensalidades pela média aritmética dos valores cobrados em cruzeiros reais de novembro a fevereiro; o resultado é dividido pela URV de 1º de março.
A diminuição dos valores atuais das mensalidades chega a superar 50%.
Segundo Pereira, a medida inviabiliza o trabalho da instituição. "Desse jeito, em julho não poderei pagar os salários dos professores", disse Pereira.
O salário médio de um professor da Metodista, segundo Pereira, é de 2.500 URVs. "Essa remuneração está muito acima das escolas federais e estaduais", afirma.
Se não houver acordo com os pais, a saída será a demissão dos professores, diz Pereira.
"Espero que isso não aconteça. Nesse caso haveria uma queda brutal da qualidade de ensino."
Incluindo os estudantes de 1º e 2º graus, o instituto conta com 6.500 alunos.
"Vão ser três dias para reflexão", diz Pereira.
O curso de comunicação da Metodista, por exemplo, tem 450 alunos. Sua mensalidade hoje é de 380 URVs. Com a medida, esse valor cai para 224 URVs (41% a menos).
Outras faculdades
A Faculdade de Medicina do ABC informou que vai se posicionar em relação à MP na próxima semana. Seguindo o critério estabelecido pela MP, a mensalidade sofrerá uma queda de 57,6%.
A mensalidade cobrada hoje é de 320,4 URVs. Pela MP, a mensalidade passa a 135,7 URVs.

Texto Anterior: Protesto de grevistas pára 14 km em SP
Próximo Texto: Pais discutem medida hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.