São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIA exige ainda mais segurança nos carros

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DO ENVIADO ESPECIAL

Pelos resultados dos treinos realizados para o GP do Canadá de F-1, já ficou comprovado que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo, órgão máximo do esporte) conseguiu reduzir a potência dos motores.
Mas a próxima discussão entre dirigentes, pilotos e a entidade já tem data para começar: de 29 a 31 de julho, quando acontece o GP da Alemanha, em Hockenheim.
E é para este GP, segundo o pacote de medidas lançado pela FIA para aumentar a segurança da categoria, que os carros terão seus fundos modificados.
A FIA exigirá um degrau para eliminar o efeito de aderência deste fundo chato nos carros. O problema é como será feito o tal degrau.
O fundo chato de um F-1, se permanecer exatamente paralelo à pista, a uma determinada distância, provoca um vácuo na região, que faz o carro "grudar" no chão.
As equipes já fizeram uma sugestão de que o degrau fosse único, com uma altura de 10 mm.
A FIA aceitou, mas quer provas de que o dispositivo realmente provocará a diminuição da pressão aerodinâmica sobre o carro.
Além disso, as equipes terão que passar por sérios problemas para adaptar o resto do chassi neste novo fundo.
Caso haja acordo entre as partes, a novidade poderá ser adotada até mesmo no GP da Inglaterra, marcado para o dia 10 de julho.
Esta seria a última modificação prevista no pacote para este ano.
Para o próximo GP, na França, o único requisito a ser pedido serão novos testes de carga lateral nos chassis, para avaliar a resistência dos carros em caso de choque. (JHM)

Texto Anterior: Brasileiro estréia em Belle Isle
Próximo Texto: Telefone informa grid de largada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.